InstitucionalNotícias

Encerramento do II Simpósio em Democracia e Ciências Criminais para Profissionais da Defensoria Pública

Nesta quarta-feira (25), a ADPERGS e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS (PPGCCrim) deram continuidade à programação do II Simpósio em Democracia e Ciências Criminais para Profissionais da Defensoria Pública.

“Existe uma identificação muito grande entre a atuação das Defensoras e Defensores Públicos com as Ciências Criminais, como as linhas de violência, as linhas de sistemas, que trabalham na interlocução com a Criminologia, o Direito Penal, o Processo Penal, de forma muito sistêmica e ampla”, introduziu o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, agradecendo a presença dos convidados e lembrando da parceria entre a Associação e o PPGCCrim.

O último dia do Simpósio reuniu a professora de Direito Penal da UFRJ, Luciana Boiteux, e o professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Criminais da PUCRS, José Carlos Moreira, para debate. 

Na primeira palestra da noite, Boiteux abordou sua pesquisa sobre a guerra às drogas, racismo e repressão penal. Além disso, levantou questões sobre o autoritarismo na política atual do país.

“O que nós temos hoje no país é uma lógica de guerra às drogas, um discurso de guerra que reforça o autoritarismo, amplia o encarceramento em condições desumanas e fortalece o crime organizado. É uma política de drogas racista, em nome de uma lógica do extermínio e da tolerância com o genocídio da população jovem e negra”, apontou a pesquisadora. 

Em seguida, José Carlos Moreira apresentou reflexões sobre a Justiça de Transição no Brasil, temática à qual dedica suas pesquisas. O professor abordou, em sua apresentação, a violência, o autoritarismo e a democracia no contexto brasileiro.

“Se queremos uma verdadeira democracia, que busca uma sociedade livre justa e solidária, não podemos nos contentar com uma democracia que esteja presente apenas no direito de votar, que faz uma clivagem entre os direitos sociais, econômicos e ambientais e os direitos individuais, como se uma coisa não tivesse a ver com a outra. Temos que saber olhar para isso”, disse. 

Na ocasião, Rheingantz anunciou que o convênio com o PPGCCrim reserva duas vagas para associados(as) da ADPERGS e oferece um desconto de 10% no valor da mensalidade. 

Assista os dois dias de evento na íntegra no YouTube da ADPERGS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo