HomeInstitucionalNotícias

Em Brasília, ADPERGS participa de AGO da ANADEP

O presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, esteve em Brasília para participar da assembleia-geral ordinária da ANADEP, nesta terça-feira (14). A principal pauta da reunião foi a prestação de contas do exercício de 2022.

A funcionária responsável pelo setor financeiro da ANADEP, Ana Amélia Maia, fez um balanço geral sobre a situação financeira da entidade e apresentou as planilhas relacionadas (conjunto de despesas, receitas e outras situações pontuais). As conselheiras fiscais da entidade, Giovanna Burgos e Geana Oliveira, e o conselheiro Luís Felipe acompanharam a apresentação. Por unanimidade, as contas da gestão foram aprovadas. 

Outro ponto da AGO foi a apresentação do pré-projeto da Campanha Nacional 2023 que terá como temática os “Direitos das Pessoas com Deficiência”. O objetivo é o de promover a educação em direitos e ressaltar a atuação da Defensoria Pública em prol de uma sociedade inclusiva e anticapacitista, além de dar visibilidade à atuação de defensoras e defensores públicos na área. Na ocasião, a assembleia definiu o local do lançamento oficial da iniciativa, que ocorrerá em maio, em Brasília. 

Em âmbito jurídico, a plenária falou sobre a atuação jurídica em relação ao SLS 3156/AM que trata da questão da suspensão de liminares e sentenças contrárias ao poder público. O tema está sendo analisado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A diretora jurídica Jeniffer Scheffer trouxe ainda o resultado do julgamento da ADI 4.346 no Supremo Tribunal Federal e do e da fixação do tema 847 de repercussão geral referente ao RE 887671. Na ADI 4346, o entendimento do Colegiado foi de que a Defensoria não pode requisitar instauração de inquérito policial porque a norma viola a competência privativa da União para legislar sobre o processo penal. Já o tema 847 trata da autonomia administrativa das defensorias públicas. 

Os pontos discutidos na seara legislativa foram: a sessão solene no Congresso Nacional, a instalação da Frente Parlamentar das Defensorias Públicas, a construção do plano de atuação anual junto à assessoria parlamentar, o apoio das comissões temáticas e o diálogo com as assessorias legislativas estaduais. 

Entre outros assuntos debatidos no encontro destacam-se: plano de saúde, convênio da D’ Plácido, a atualização de dados associativos, apoio ao VIII Congresso Brasileiro de Direito Penal e XI Congresso Intercontinental de Direito Civil, o Prêmio Innovare e a participação da ANADEP no GT que visa regulamentar a nova Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia.

Também participaram da AGO representantes da ADPACRE, ADEPAL, ADEPAP, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEC, ADEP-DF, ADEPES, AGDP, ADPEMA, AMDEP, ADEP-MS, ADEP-MG, ADPEP-PA, ADEPAR, ADEPEP, ADPERJ, ADEPRO, ADPER, APADEP, ADEPESC, ADPESE e ADPETO.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo