Atuação dos AssociadosHomeInstitucional

Diretora Social e Cultural da ADPERGS participa de reunião virtual alusiva aos impactos da tragédia climática sobre os animais

A Diretora Social e Cultural da ADPERGS, Jamile Nehmé de Toledo, e a Defensora Pública Paula Moyses participaram de reunião virtual organizada pelo Departamento do Meio Ambiente e da Causa Animal da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS), na última terça-feira (4), para debater acerca dos impactos da tragédia climática sobre os animais no Rio Grande do Sul.

No encontro, os participantes relataram os principais problemas observados nas últimas semanas. Além do alto índice de animais que se perderam de seus guardiões em meio às enchentes e de outros que foram abandonados, os abrigos destinados aos animais sofrem com a superlotação, a falta de mantimentos e a precariedade das condições estruturais.

“Acredito que a reunião foi muito importante para que houvesse esse primeiro contato, não somente entre as associações presentes, como também com os ativistas da causa animal. A presença da associada Paula Moyses foi fundamental para nos dar um panorama da situação dos abrigos, do trabalho em rede que está sendo realizado com algumas ONGs e de alguns encaminhamentos que serão feitos, como a necessidade de se mapear os abrigos que se tornarão definitivos”, salienta a Defensora Pública Jamile Nehmé.

“É necessário lembrar que os animais são extremamente vulneráveis. Nessa situação de catástrofe, devemos protegê-los ainda mais, pois eles também estão com sua vida em risco, mas não conseguem gritar por socorro. É nosso dever olhar por eles e auxiliar no seu cuidado, inclusive com suporte para todos os abrigos que precisam urgentemente de assistência”, frisa a Defensora Pública Paula Moyses, que participa do Grupo de Trabalho da Causa Animal, montado a partir do Núcleo do Meio Ambiente da DPE/RS.

Além de Jamile e Paula, o encontro contou com a participação das (dos) integrantes do Departamento do Meio Ambiente e da Causa Animal da APERGS Lucia Wazen de Freitas (coordenadora da Causa Animal), Lisandra Moraes de Azeredo, Simone Zandoná Lima e Cristiano Bervian; da vereadora de Porto Alegre eleita pela causa animal, Lourdes Sprenger; da advogada ambiental e animal, Fernanda Medeiros; e do vice-presidente de Núcleos da APERGS, Carlos Henrique Kaipper.

O grupo compartilhou ideias de soluções para a questão e se comprometeu a manter contato. Uma das ações alinhadas ao término do encontro é a criação de um projeto para garantir a construção de abrigos para os animais. O assunto estará em pauta nas próximas reuniões, ainda sem datas confirmadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo