HomeInstitucionalNotícias

Delegação da ADPERGS marca presença na abertura do CONADEP, no Maranhão

As defensoras e os defensores públicos da ADPERGS registraram presença na abertura oficial do XVI Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), que começou na noite desta nesta terça-feira (12) no Maranhão. A palestra magna de abertura foi realizada pela Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo.

Ao todo, mais de 800 defensoras e defensores públicos de todo o país lotaram o auditório do Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, na capital do Estado, São Luís. A programação foi aberta com discurso do presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA), Thiago Amin, e contou também com manifestações do defensor público geral da DPE-MA, Gabriel Furtado, do Presidente do Conselho Nacional dos Defensores Públicos-Gerais, Oleno Matos, da Presidenta do Conselho de Ouvidores das Defensorias Públicas do Brasil, Maria Aparecida Caovilla, do Secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos, do Diretor da Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, Cristiano Matos e da Presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, que finalizou o cerimonial de abertura.

Em seu discurso, Rivana citou que o CONADEP é um encontro da diversidade brasileira. “De norte a sul, cada defensora e defensor público traz sua história, suas lutas e conquistas, unidos pelo mesmo ideal de justiça e cidadania. Que tenhamos, à semelhança desse legado cultural do Maranhão, um congresso vibrante, onde cada troca e cada debate sejam como o ritmo pulsante que nos leva adiante, firmes na nossa missão”, finalizou.

Em sua palestra, a Ministra Macaé destacou a importância da presença da Defensoria Pública nos territórios e o impacto positivo das ações específicas que a instituição desenvolve junto às comunidades. “Os defensores públicos têm o compromisso de construir uma Defensoria Pública comprometida com a democracia. Observamos que a Defensoria Pública se preocupa com práticas antirracistas, antissexistas e com um pensamento decolonial. Por meio de ações cotidianas, a Instituição vem transformando espaços e atuando como uma expressão de política pública. No dia a dia, as Defensorias Públicas são a porta de entrada; é a Defensoria Pública quem realmente atua nos territórios e nas comunidades,” afirmou.

No Conadep, o presidente Mário Rheingantz e a Vice-Presidenta Institucional, Maína Pech,
conversaram com a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo (Foto: Renan Silva Neves/ADPERGS)

Mesa de abertura

O Rio Grande do Sul marcou presença na mesa de abertura do evento por meio do Presidente do Conselho Nacional Corregedoras e Corregedores Gerais do Brasil, Marcelo Turela. Além dele, compuseram a mesa a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; o presidente da ADPEMA, Thiago Amim; o defensor público geral do Estado do Maranhão, Gabriel Furtado; o presidente do Conselho Nacional dos Defensores Públicos-Gerais, Oleno Matos; a presidenta do Conselho de Ouvidores das Defensorias Públicas do Brasil, Maria Aparecida Caovilla; o diretor da Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, Cristiano Matos; o secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos, representando o Governador do Estado; ; o defensor público do Maranhão e ex-presidente da ANADEP, Joaquim Neto; a vice-presidenta institucional da ANADEP, Juliana Lintz; e a diretora de eventos da ANADEP, Andréa Coelho.

Texto e foto: Renan Silva Neves

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo