Atuação dos AssociadosHomeNotícias

Defensoria Pública de Jaguarão participa de iniciativas locais no combate à violência de gênero e à cultura do machismo

No mês de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data que simboliza a luta histórica protagonizada pelas mulheres na conquista de seus direitos. No Mês da Mulher, a Defensoria Pública de Jaguarão participou de iniciativas destinadas à materialização dos direitos das mulheres do município, que faz fronteira com o Uruguai. 

Celebrada entre os dias 06 e 12 deste mês, a Semana da Mulher envolveu a participação da Defensoria Pública nas atividades do Ônibus Lilás, projeto promovido pelo Município de Jaguarão, que contou com atendimentos prestados diretamente nos locais pela equipe defensorial. A iniciativa itinerante, destinada a prestar atendimento à população jaguarense, promoveu a orientação jurídica das pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial das mulheres.

No dia 8 de março de 2022, a Defensoria Pública de Jaguarão, por intermédio do Defensor Público Gustavo Carlos Couto Knopp, participou da celebração de convênio com as instituições locais, visando à reinstalação das reuniões do Grupo Reflexivo de Gênero na Comarca, agora com participação oficial da Defensoria Pública.

Os Grupos Reflexivos contam com apoio da rede local de proteção à mulher em situação de vulnerabilidade. As linhas para a sua reestruturação foram traçadas em reunião realizada entre o Defensor Público, autoridades judiciárias locais e a mestra em Direito pela UFPEL, Juliana Lazzaretti Segat, que prestou orientações aos presentes. Segat estuda a violência de gênero, e capitaneou o programa, de forma exitosa, na Comarca de Rio Grande.

De acordo com o Defensor, o Grupo Reflexivo é uma aposta na educação como forma de transformação social. “Cada pessoa está em um permanente processo de aprendizagem e de evolução em termos de consciência. O combate à cultura do machismo passa por uma compreensão e uma modificação dos afetos envolvidos: de um lado, pelo empoderamento e reafirmação da mulher em situação de vulnerabilidade; de outro, pela conscientização do homem que produz e reproduz o ato de violência”, afirma. 

Atuarão como facilitadoras do Grupo Reflexivo de Gênero a servidora do Fórum da Comarca, Juliana Perduca Carneiro, e a advogada Marcela Lopez Alvez. O convênio foi firmado em parceria com a Defensoria Pública de Jaguarão, o Poder Judiciário (representado pelo juiz de Direito Raphael Miller de Figueiredo) e o Ministério Público, (por intermédio do promotor Vitor Hugo Chiuzuli).

“É esta a relevância do processo pedagógico: o conhecimento é o mais potente dos afetos, porque permite às pessoas reinterpretarem as situações de conflito e se posicionarem de uma maneira diferente no futuro, impedindo que um novo episódio de violência se produza. A rede de apoio local deve estar a postos para auxiliar a mulher que esteja nessa situação, ao passo que os grupos reflexivos atuam para que o homem possa discernir as situações de violência, inclusive porque a cultura do machismo também o prejudica em múltiplos aspectos”, finaliza o Defensor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo