Atuação dos AssociadosNotícias

Defensoria assina termo de cooperação para inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho

Um termo de cooperação para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica foi assinado pela Defensoria Pública, município de Panambi e 14 empresas da cidade, nesta quinta-feira, 15 de dezembro. O projeto busca viabilizar a inclusão de mulheres no mercado de trabalho e é o primeiro convênio estabelecido pela DPE/RS nestes moldes. 

A Iniciativa é da Defensora Pública de Panambi, Jaciara Barasuol Ritter, que surgiu a partir de um projeto com alunos da Unijuí, buscando ações voltadas ao acolhimento de vítimas de violência e sua inserção no mercado de trabalho. Em abril deste ano, a Defensora deu continuidade ao projeto e buscou empresários da cidade que trouxessem alternativas para o acolhimento e retomada da vida dessas mulheres fragilizadas.

O termo assinado com as empresas prevê a oferta de oportunidade de emprego às mulheres encaminhadas pelo Centro de Referência da Mulher (CRM), além de cursos de formação profissionalizante e aulas de educação financeira e orientação jurídica. “Sabemos que um dos principais fatores que fazem com que uma vítima de violência permaneça ao lado do seu agressor é a dependência financeira. Então, estamos dando um primeiro passo para que essas mulheres consigam sair desse círculo de violência que sofrem dentro de casa. As vezes, não é só o fator da dependência financeira, mas se conseguirmos auxiliá-las dessa forma, já será uma grande vitória”, disse a Defensora. 

As empresas parceiras também receberam o Selo de Engajamento Social da DPE/RS, entregue àqueles que buscam cooperar com a Defensoria no auxílio na redução de desigualdades sociais. 

Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito de Panambi, Henri Jorge Markus; Defensor Público representando a ADPERGS, Thiago Oro Caum Gonçalves; diretor do Foro de Panambi, Diego Dezorzi; diretor da Promotoria de Justiça, Fernando Consul; presidente da OAB/RS – subseção Panambi, Erni Vollbrecht; e demais autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo, Executivo e Ministério Público.

Empresas que assinaram o termo de compromisso e cooperação:

– Agrinova

– AGG Serviços Ambientais

– Biofarma

– Bruning Tecnometal

– Cotripal Agropecuária Cooperativa

– Engegran Indústria de Máquinas Agrícolas

– Fockink Indústrias Elétricas

– Itaimbe Máquinas

– Kepler Weber Industrial

– PCE Engenharia e Montagens Industriais

– São João Farmácias

– SAUR Equipamentos

– Sementes Costa Beber

– Tromink Industrial

Fonte: DPE/RS

Fotos: Francielle Caetano – ASCOM DPE/RS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo