Nos dias 30 e 31 de maio, a I Semana da Defensoria Pública reuniu Defensores(as) Públicos(as), alunos(as) e professores(as) no auditório da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Santa Maria.
O presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, participou da abertura do evento. Já no segundo dia, a Associação foi representada pela Conselheira Tamara Flores Agostini.
De acordo com Rheingantz, as atividades acadêmicas são essenciais para apresentar o trabalho das Defensoras e dos Defensores Públicos. “Gostaria de agradecer à Ulbra, mais uma vez, pela receptividade e pela organização deste evento. Certamente, é uma grande oportunidade para compartilharmos com vocês nosso trabalho diário em busca da garantia dos direitos das pessoas vulnerabilizadas”, afirma.
Ainda, realizaram fala na abertura do evento, o Subdefensor Público-Geral para Assuntos Jurídicos, Alexandre Brandão Rodrigues, e o Defensor Público de Santa Maria, Juliano Ruschel. Em seguida, a Defensora Pública Patrícia Fan ministrou o seminário “Atuação do Centro de Referência em Conciliação e Mediação da Defensoria Pública”.
No segundo dia de evento, terça-feira (31), o Defensor Público Sérgio Nodari conduziu a palestra “Trocando as lentes: o que a Defensoria Pública quer com a Justiça Restaurativa”. Na sequência, o Defensor Público Waldemar Menchik Júnior encerrou a rodada de seminários com o tema “Histórias da Defensoria Pública”.
Também participaram do evento os(as) Defensores(as) Públicos(as) Valéria Tabarelli Brondani, Luiza do Carmo Martins, Bruna Minussi Zanini, Bruna Sarturi Aquino Zenni, Cássio Machado Bittencourt, Carlos Escobar Guimarães, Gustavo Satt Corrêa, Ana Carina Teixeira Dal Ponte, Raquel Dorneles Loy e Rodrigo Antola Aita.
Campanha solidária
No local do evento, também foram arrecadados alimentos não perecíveis pelos 50 anos da ULBRA. A ação tem como meta arrecadar 50 toneladas de mantimentos, que serão destinados a comunidades carentes.
A I Semana da Defensoria Pública é uma parceria da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) com a ULBRA, com o apoio da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS) e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (FESDEP).