Atuação dos AssociadosNotícias

Defensoras realizam formação com professores de São Leopoldo sobre combate à violência contra a mulher

No último mês, o projeto de Educação em Direitos da ADPERGS teve novas atividades promovidas no Estado do Rio Grande do Sul. Nos dias 26 e 27 de setembro, a coordenadora da iniciativa, Defensora Pública Cristiaine Johann, e a Defensora Pública e coordenadora da Comissão da Mulher da ANADEP, Juliana Dewes Abdel, participaram de ações em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de São Leopoldo. 

A partir da temática “Educação para combate à violência contra as mulheres”, as Defensoras Públicas realizaram uma formação com professores(as) e comunidade escolar do município. A ação fez parte do Programa Educação para a Sustentabilidade na Cidade (PESC 2022) da SMED.

Em palestra transmitida pelo YouTube, a Defensora Pública Juliana Dewes Abdel abordou diferentes formas de violência contra a mulher, como a institucional  e a política, e a Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha). 

“Hoje temos a Lei Maria da Penha, nosso grande marco de alteração do comportamento legislativo em relação à mulher, que tem apenas 16 anos. A violência contra a mulher, no nosso ordenamento jurídico, foi conceituada somente há 16 anos. Antes, não existia uma resposta do Estado efetiva para a mulher que sofria violência dentro do ambiente familiar”, destacou. 

A Chefe do administrativo da Secretaria de Política para as Mulheres de São Leopoldo, Ana Paty Moura Chefe, e a Secretária de Políticas para Mulheres, Inajara Pfeil Vargas, participaram da ação. A mediação foi realizada pelas professoras Vitória Viel e Sandra Grohe.

Durante a formação, a Defensora Pública Cristiaine Johann abordou a educação em direitos humanos e a Lei 14.164/21, responsável pela inclusão de conteúdo sobre a prevenção da violência doméstica nos currículos de educação básica e pela criação da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. O encontro foi realizado de forma virtual via Google Meet.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo