Defensoras Públicas participam de Reunião da Pastoral do Povo da Rua
Representantes da ADPERGS na Comissão de População em Situação de Rua da ANADEP, as Defensoras Públicas Juliana Lavigne e Ana Nery Paes participaram da reunião mensal da Pastoral do Povo da Rua na terça-feira (9), na Catedral Metropolitana, em Porto Alegre.
O evento contou com a presença de representantes do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR) e do Conselho Municipal de Assistência (CMAS) de Porto Alegre, órgão ligado à Prefeitura.
No encontro, integrantes da Pastoral expuseram suas preocupações e demandas relacionadas às pessoas em situação de rua na capital gaúcha, problema que se agravou com as enchentes ocorridas em maio.
Um dos pontos colocados em pauta foi o Plano de Calamidade, proposto pela prefeitura de Porto Alegre, que, segundo a Pastoral, não contempla da melhor forma as pessoas em situação de rua. As dúvidas sobre o Plano recaem, especialmente, sobre quais condições serão oferecidas após o encerramento das atividades nos abrigos emergenciais, que ainda seguem abertos.
Também foram cobradas alternativas em relação ao repasse de doações financeiras e ao cadastro para o recebimento de auxílios públicos federais e estaduais. Uma vez que um dos pré-requisitos para realização dos cadastros é a comprovação de endereço, o que impossibilita a inclusão de pessoas em situação de rua.
Os representantes do CMAS se comprometeram a enviar todas as informações e demandas à Prefeitura, para que sejam tomadas providências.
A Semana do Povo de Rua 2024 também foi assunto do encontro. Previsto para ocorrer entre os dias 19 e 22 de agosto, o evento contará com seminários, debates e audiências públicas em diversos locais de Porto Alegre. O encerramento ocorrerá com a Caminhada POP Rua, que será antecedida por uma Mostra Cultural e um ato inter-religioso. A programação completa, bem como os locais das atividades, serão divulgados nas próximas semanas.