Defensoras e defensores de Santa Maria atuam de forma estratégica em meio à catástrofe climática
Defensoras e defensores de Santa Maria atuam de forma estratégica em meio à tragédia climática
As Defensoras e os Defensores Públicos de Santa Maria, na região Central do Estado, estão trabalhando diariamente no enfrentamento às consequências da catástrofe climática do Estado.
Desde o final do mês de abril, foram realizadas diversas reuniões com profissionais da assistência à saúde e da assistência social do Município, além de um encontro que reuniu a Secretária de Habitação e a Procuradoria-Geral do Município de Santa Maria.
A atuação, desde o início, ocorre de forma estratégica. “Principiamos pelo mapeamento dos locais onde estão acolhidas as pessoas que ficaram desabrigadas e, na sequência, realizamos inspeções a esses locais com o propósito de averiguar o respeito aos direitos fundamentais das pessoas acolhidas e prestamos atendimentos individualizados. Em um segundo momento, avançamos na interlocução com o poder público local no intuito de tratar das políticas públicas voltadas ao atendimento da população mais vulnerabilizada no momento”, esclarece a Defensora Pública Raquel Loy.
No âmbito do Comitê Regional de Saúde, vinculado ao CNJ, Defensoras e Defensores também participaram de diálogos com outros órgãos e poderes na construção de alternativas para garantir a eficiência dos serviços prestados pela rede pública de saúde nesse momento de crise, especialmente visitando os hospitais e unidades de saúde da cidade.