Atuação dos AssociadosNotícias

Defensora relata atuação em processo de destituição do poder familiar

Durante sessão de julgamento didática da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), ocorrida no dia 6 de setembro, mereceu destaque e foi alvo de muitos comentários  a atuação da defensora pública Cinara Fratton, na comarca de Passo Fundo, em caso de destituição do poder familiar que teve um desfecho positivo para a mãe. A ADPERGS, representada pela diretora de Comunicação Lisiane Zanette Alves, acompanhou a sessão, ao lado da defensora Adriana Burger, titular da 8ª Câmara. Confira a seguir um relato da defensora Cinara, que faz um histórico do caso, retratando em detalhes o caminho adotado pela defesa, além de considerações de valor inestimável sobre sua atuação.

“A história de vida de N.A. foi por mim conhecida quando a Defensoria Pública foi chamada a intervir, como curadora especial, para a sua defesa no processo de destituição do poder familiar cumulado com pedido de adoção proposto por S.L. e J.S., em relação a J., filho de N.A., criança que à época tinha 04 (quatro) anos de idade.

Nesse caso, o que me chamou a atenção foi o fato de inexistir qualquer motivo concreto que impedisse N.A. de reaver a guarda de seu filho, já que, mesmo por estar cumprindo pena, situação recorrente nos Presídios de nosso Estado, não houve nenhuma comprovação que ela tenha dado causa a extinção do poder familiar.

Pelo revés, a prova constante no processo estava favorável à mãe, que, por circunstâncias alheias – estar cumprindo pena no regime fechado – a impossibilitavam, provisoriamente, de exercer a guarda de seu filho.

Além disso, a situação familiar da criança também se mostrava peculiar na medida em que João estava sendo criado pela tia paterna, S.L cunhada de N.A e não pela mãe, que havia confiado a S.L essa missão, na tentativa desesperada de manter o filho no seio da família biológica. E mais, o menino não tinha conhecimento a respeito de sua identidade biológica, acreditando que sua mãe era S. L e não N. A.

Fundamental assim foi a avaliação profissional da equipe da assistência social do Poder Judicário realizada na cidade em que N.A cumpria a prisão, e que revelou que ela nunca maltratou seu filho, que nasceu no Presídio. O que ocorreu, na verdade, foi que por estar segregada solicitou à irmã para que cuidasse do menino até que cumprisse a pena no regime fechado. Entretanto, a irmã entregou a criança no abrigo. Preocupada com o bem estar de seu filho, entrou em contato com a cunhada, S.L., para que retirasse a criança daquele lugar, acordando que fossem realizadas visitas à mãe, o que não foi cumprido por S. L, que levou a criança apenas uma vez ao encontro da mãe. Diante dessa situação N.A. acabou por ser afastada do convívio de seu filho, no entanto, nunca desistiu de lutar por ele.

O tempo passou e N.A. refez sua vida: no regime aberto obteve emprego com carteria assinada, aquiriu moradia própria e, ainda, deu à luz  mais dois filhos, S e D, os quais permaneceram sob sua guarda, o que demonstrava que estava plenamente apta a retomar o convívio com o filho J.

Felizmente, com o julgamento da apelação a situação teve um desfecho positivo tanto para N.A., como para J., que mesmo sendo mantido sob a guarda de S.L., terá direito de desfrutar do convívio com a mãe, saber sua origem biológica, e, ainda, conviver com os irmãos, o que não seria possível com a extinção do poder familiar.

Fiquei emocionada e muito feliz ao tomar conhecimento da respeitosa decisão humana e jurídica do eminente Desembargador Luiz Felipe  Brasil Santos, que determinou a restauração dos vínculos familiares entre N.A e o filho J., com acompanhamento de todos os envolvidos mediante tratamento psicológico.

Ao meu entender, o trabalho interdiscplinar de todos os agentes envolvidos neste processo foi imprescindível para que a verdade sobre a história de J. viesse à tona e, assim, fossem preservados os vínculos familiares e a dignidade humana.

Destaco, ainda, que em primeiro grau também restou observado o devido processo legal pelo Magistrado que conduziu o feito, tanto que acolheu nulidade insanável e reabriu a instrução processual.

É gratificante poder contribuir com a restauração de uma família e auxiliar uma detenta na recuperação do convívio com o seu filho, trazendo um pouco de acalento a sua vida que, certamente, já atravessou dificuldades de toda ordem, seja pela situação de hipossuficiência, seja pela restrição de sua liberdade, seja, enfim, pela perda da infância de J. –  situação que, agora, de forma gradativa, quem sabe será revertida.

Passo Fundo, 21 de outubro de 2012.

Cinara Furian Fratton – Defensora Pública

Acórdão 70049029150

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo