Defensora Pública participa de painel do Prêmio AJURIS Direitos Humanos, prestigiado pela ADPERGS
Nesta segunda-feira (20/11), a Defensora Pública e membra da Comissão Étnico-Racial da ANADEP, Gizane Mendina Rodrigues, participou do painel “Como construir políticas públicas e de ações afirmativas para a garantia dos direitos fundamentais da população negra?”, durante solenidade do Prêmio AJURIS Direitos Humanos.
A ação ocorreu em alusão ao Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares, celebrado no dia 20 de novembro, no auditório do Centro de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do Poder Judiciário do RS (CJUD). O evento foi prestigiado pela ADPERGS, que esteve representada pelo presidente Mário Rheingantz. A dirigente do Núcleo de Defesa da Pessoa com Deficiência (NUDEPED), Defensora Pública Mônica Zimmer também esteve presente.
Durante a apresentação, Gizane Mendina esteve ao lado dos demais painelistas: Raquel Teixeira (Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul), Flávia Marciano Monteiro (Juíza de Direito), Jorge Terra (Procurador do Estado), Bruna Rodrigues (Deputada Estadual) e Gisele Muller Monteiro (Promotora de Justiça). Além dos(as) mediadores(as) Karen Luise Vilanova Batista de Souza e Charles Maciel Bittencourt (Diretores do Departamento de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania da AJURIS).
Em sua fala, a Defensora Pública compartilhou experiências sobre as alterações realizadas na política de cotas raciais nos concursos da DPE/RS e de investigações do Grupo de Trabalho Igualdade Racial, coordenado por ela em 2020, apresentadas ao Conselho Superior da Instituição.
O segundo painel do dia contou com a participação do ministro Ayres Britto, que recebeu como homenagem o nome de uma categoria nesta edição do prêmio. A premiação dos vencedores foi realizada ao final do evento, com a presença de alguns finalistas inscritos.