Defensora Pública participa de lançamento do Projeto Apadrinhamento Afetivo do Judiciário de Santo Ângelo

Na última segunda-feira, dia 1º de agosto, a Defensora Pública Andreia Filianoti Gasparini participou do lançamento do Projeto “Apadrinhamento Afetivo”, promovido pelo Juizado Regional da Infância e Juventude do Poder Judiciário de Santo Ângelo.
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) e o Centro de Acolhimento Martinho Lutero são apoiadoras do projeto.
De acordo com Andreia, o apadrinhamento afetivo é uma prática de apoio afetivo a crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento.
Em geral são aquelas crianças e jovens com chance remota de retorno à família de origem ou adoção, ou que estão por muito tempo em instituições e adolescentes com idade próxima ao desligamento, perto dos 18 anos.
“Enfatizei que apesar da prioridade ser o menor permanecer na família natural ou extensa, há casos nos quais isso não é possível e, nesse sentido, o acolhimento pelo apadrinhamento afetivo é uma alternativa importante para oferecer mais atenção e carinho nesse momento difícil, além de proporcionar um maior envolvimento da comunidade”, afirmou a Defensora.