Atuação dos AssociadosNotícias

Defensora Pública participa de debate sobre questões de gênero e étnico-raciais da FACED/UFRGS

Na última sexta-feira, 29 de julho, a Defensora Pública, membra da Comissão da Igualdade Étnico-Racial – ANADEP, Alessandra Quines Cruz, participou da “Roda de conversas sobre Diversidade: Questões de Gênero e Questões Étnico-Raciais”, promovida pela Escola do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação – CIESS, da Faculdade de Educação da UFRGS (FACED). 

Durante sua participação, a Defensora Pública falou sobre o sistema de justiça e a baixa inclusão de pessoas negras nas Instituições. Trazendo para o cenário da DPE/RS, ela disse que apenas cinco Defensores(as) Públicos(as) são negros, dentro do quadro com mais de 400 agentes. 

“Nós temos um universo do poder judiciário e das instituições que acompanham o Poder Judiciário, que são aquelas ditas pela nossa constituição como essenciais à função jurisdicional do estado, que são extremamente embranquecidas. Todas as relações do Poder Judiciário, e isso não é só exclusividade no Rio Grande do Sul, em todos os estados que tenho percorrido e conversando com nossa Comissão Étnico-Racial da ANADEP, que tem participação de todos os estados do Brasil. A composição do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública é sempre uma composição extremamente elitizada e embranquecida”, afirmou Quines Cruz. 

Foram debatedores, além da Defensora Pública, José Antonio dos Santos (Professor da FACED, diretor do DEDS PROREXT UFRGS) e Marcello Felisberto Morais de Assunção (Professor de Educação das Relações Étnico-raciais na UFRGS). 

O debate foi transmitido pelo canal do YouTube da CIESS, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=oJwvToKAEZk.

Sobre o CIESS

O Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação – CIESS é um órgão auxiliar da Faculdade de Educação da UFRGS que visa a promoção e realização de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão dentro e fora da universidade.

O CIESS tem como objetivos, a promoção da formação acadêmica, a execução de medidas socioeducativas guiadas pelo desenvolvimento acadêmico, o desenvolvimento de ações de pesquisa e produção de conhecimento, as ações de educação permanente para estudantes, professores e outros profissionais, a realização de protocolos de cooperação, convênios e intercâmbio acadêmico, técnico e científico com instituições congêneres nacionais e internacionais, dentre outros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo