Atuação dos AssociadosNotícias

Defensora Pública integra banca do 1º Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos

Inscrições para a premiação estão abertas até 31 de outubro

Estão abertas as inscrições para o 1º Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos, que selecionará as melhores práticas e experiências em direitos humanos no Rio Grande do Sul. A Defensora Pública Loize Germana Miranda Gonçalves faz parte da banca avaliadora da premiação, que segue com inscrições abertas até o dia 31 de outubro. 


A iniciativa, promovida pelo Fórum Justiça RS com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), é voltada para pessoas, associações, instituições sem fins lucrativos, coletivos, empresas e órgãos públicos ligados à defesa de direitos difusos e coletivos, com sede no estado.

Para a Defensora Pública Loize Gonçalves, integrar a banca da premiação “é mais do que um dever cívico; é a oportunidade de influenciar positivamente a promoção e proteção dos direitos fundamentais”.

“O prêmio às iniciativas destaca e incentiva esforços notáveis na defesa dos direitos humanos. Além disso, construir um diálogo sólido entre a sociedade civil e o sistema de justiça é fundamental para garantir que as políticas e decisões judiciais atendam às necessidades reais da comunidade. A colaboração e o entendimento mútuo fortalecem nossas instituições democráticas e a defesa dos direitos humanos. É uma tarefa coletiva da qual me sinto orgulhosa de fazer parte, especialmente como mulher, defensora e pessoa com deficiência”, destaca Loize. 

As inscrições podem ser feitas em cinco categorias: Raça, Gênero e Sexualidade; Terra e Territórios; Acesso à Justiça e Democratização do Sistema de Justiça; Violência Institucional e Política Criminal; e Luta Social como Exercício de Cidadania.

O prêmio busca viabilizar fomentos culturais aos vencedores – em 28 de novembro, serão anunciados os cinco finalistas de cada categoria. A cerimônia de premiação acontecerá em dezembro, no auditório da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, sede do MPF na capital gaúcha (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700, Bairro Praia de Belas, Porto Alegre), com a participação da comunidade jurídica e de movimentos sociais.

O 1º Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos é promovido pelo Fórum Justiça RS, com apoio do MPF, da Ouvidoria da Defensoria Publica do Estado do RS, da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares no Rio Grande do Sul/Renap-RS, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do RS e do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul  (CEDH-RS). 

Fórum Justiça RS – O Fórum Justiça, fundado em 2011, é uma articulação de integrantes do sistema de justiça, acadêmicos, movimentos sociais e organizações da sociedade civil comprometidos com a construção de uma justiça democrática e inclusiva, capaz de atuar para mitigar desigualdades sociais e combater violações de direitos humanos.

Com informações do MPF/RS.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo