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Defensora Pública apresenta dissertação sobre educação em direitos que contempla projeto da ADPERGS

A Defensora Pública Cristiaine Johann apresentou, nesta quarta-feira (25), sua dissertação de mestrado sobre os desafios para a educação em direitos humanos nas escolas de ensino básico e as possibilidades de contribuição de Defensoras e Defensores Públicos na área. 

A apresentação ocorreu na sede da ADPERGS e contou com a presença do presidente Mário Rheingantz, além de Defensores(as) Públicos(as) e profissionais da educação e dos direitos humanos. 

Defendido pelo Programa de Pós-Graduação da Unisinos, o estudo contempla o Projeto de Educação em Direitos idealizado pela Defensora Pública e promovido pela ADPERGS em escolas da rede pública e privada no estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a DPE/RS.

De acordo com dados coletados, a pesquisa apresenta uma verificação sobre a efetividade das atividades desenvolvidas no projeto social e evidencia que as ações realizadas pelos(as) Defensores(as) nos ambientes escolares contribuíram em diversos aspectos para a educação em direitos humanos e a reafirmação do regime democrático.

“Se salienta a questão da legitimidade do Defensor Público para a Educação em Direitos Humanos, bem como da credibilidade que sua fala confere, haja vista se tratar de um agente do Sistema Brasileiro de Justiça, autoridade”, ressalta o material apresentado por Cristiaine Johann.

Cerca de 60% dos entrevistados durante o trabalho consideraram benéfica a inclusão de profissionais da área jurídica para a formação continuada para professores e 39% para a comunidade escolar. Como possibilidades de contribuição dos(as) Defensores(as) aos docentes foram apontadas questões como: informação, sensibilização, esclarecimento e mudança de paradigmas.

Já para os discentes, o respeito à diferença como vetor de valores humanísticos e de convivência e  o combate e prevenção à violência foram as temáticas indicadas como contribuições do projeto social integrado pelos(as) Defensores(as) Públicos(as). 

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