Atuação dos AssociadosHome

Defensor Público Waldemar Menchik lança livro “Fiapos & Ferpas” em Santo Ângelo

A cerimônia de lançamento da obra “Fiapos & Ferpas: quando a letra da Lei não é fria”, escrita pelo Defensor Público Waldemar Menchik Junior, ocorreu, na última quinta-feira (16), na Secretaria Municipal de Cultura de Santo Ângelo.

O livro, primeiro de uma trilogia, reúne histórias e fatos inusitados vividos ao longo de 21 anos de atuação na Defensoria Pública, além de experiências contadas por colegas. 

De acordo com o Defensor, a obra é composta por 15 crônicas, inspiradas em relatos comoventes e bem-humorados. “Eu resolvi colocar no papel essas histórias, que são uma mescla de ficção com realidade, e uma amálgama de humor com emoção. Tem algumas crônicas extremamente emocionantes e outras muito engraçadas”, conta. 

Por meio de uma linguagem que foge do juridiquês, Menchik Junior recomenda a leitura aos estagiários, técnicos, analistas e colegas iniciantes na Defensoria Pública, para lembrar “que a mais importante característica de Defensor Público é a de escutador”. 

Para dar continuidade aos próximos volumes da trilogia, o Defensor procura novas histórias para contribuir com a escrita, além de feedbacks sobre a primeira edição do livro. 

Na obra lançada, o prefácio foi escrito pelo jornalista e escritor gaúcho Marcelo Canellas, que atua como repórter da Rede Globo, e ainda contou com uma mensagem escrita pela Defensora Pública Maria de Fátima Záchia Paludo. Waldemar Menchik Junior integra a Academia de Letras de Santo Ângelo e a Estância da Poesia Crioula do Estado.

Foto: Felipe Daroit/ASCOM DPE

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo