Defensor Público Marcelo Turela de Almeida toma posse como novo Corregedor-Geral da DPE/RS

O novo Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), Marcelo Turela de Almeida, tomou posse em solenidade realizada nesta sexta-feira (02). A cerimônia foi prestigiada pelo presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz.
Em seu discurso de posse, Turela destacou a importância do trabalho em conjunto com as Defensoras Públicas-Corregedoras empossadas Adriana Schefer do Nascimento, Alessandra Quines, Bárbara Lenzi, Fabiane Ruperti Lontra e Silvia Pinheiro de Brum.
“É com muita honra e senso de responsabilidade que no meu vigésimo segundo ano como Defensor Público assumo hoje como Corregedor-Geral. É importante frisar que nesses 22 anos, participei de muitas lutas e seguindo o exemplo de casa, da boa política, nunca me omiti das batalhas institucionais. […] Esse desafio de exercer a Corregedoria-Geral só foi aceito por ter a plena convicção de que não estarei sozinho. Tenho uma equipe que me orgulho, uma equipe de mulheres que demonstram o reconhecimento de gênero nos cargos de representação institucional”, ressaltou.
Durante a solenidade, o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, enalteceu a função da Corregedoria-Geral. “Muito além da fiscalização, a Corregedoria-Geral atua na orientação e na segurança para que todas as Defensoras e todos os Defensores Públicos possam exercer os seus misteres constitucionais e fazer a defesa das pessoas que procurarem ou que forem alcançadas pela Defensoria do Estado. Portanto, nossa Corregedoria-Geral não poderia estar em melhores mãos”, destacou Rheingantz.
Marcelo Turela de Almeida é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É defensor público desde 2000, tendo atuado nas comarcas de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Porto Alegre. Foi vice-presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do RS (ADPERGS). Entre os anos de 2016 e 2020, atuou como Defensor Público-corregedor.
Eleito no dia 22 de agosto, Turela foi o mais votado da lista tríplice e assume o cargo para o biênio 2022-2024. O Corregedor-Geral sucede o Defensor Público Cristiano Vieira Heerdt.










