InstitucionalNotícias

Defensor João Carmona Paz assina coluna da ADPERGS no Diário Gaúcho

Há algum tempo a Associação vem contando com um espaço quinzenal de serviço à comunidade, publicado no jornal Diário Gaúcho. Trata-se da coluna Pergunte a quem sabe, um canal direto de comunicação com a sociedade, que busca abordar, de forma simplificada e acessível, temas de interesse do público  e que fazem parte da rotina dos defensores.  

Na primeira edição de 2013, publicada hoje (15), a ADPERGS contou com a colaboração do dirigente do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública,João Carmona Paz, que produziu um material sobre a atuação dos defensores nesta área, junto à sociedade.   O espaço, disponibilizado através da Associação, é aberto a todos os defensores públicos interessados em divulgar orientações relativas ao atendimento em suas áreas de atuação. Para mais informações sobre formatação e conteúdos, envie email para  imprensa@adpergs.org.br“>imprensa@adpergs.org.br A próxima publicação ocorrerá no dia 29 de janeiro. Confira a íntegra do artigo:

Defensoria Pública e Direitos Humanos

A Defensoria Pública do Estado (DPE), seguindo seu caminho de crescimento e aprimoramento dos serviços, iniciou processo de aparelhamento de seus Núcleos Especializados, entre eles o Núcleo de Direitos Humanos (NDH).

Com a criação de uma estrutura específica para atuação, e a designação de um Defensor Público com atuação exclusiva, a instituição abre um importante canal de aproximação com toda a sociedade, sempre buscando a concretização de seus objetivos, entre eles a prioridade da dignidade da pessoa humana, a redução das desigualdades sociais e a prevalência e efetividade dos direitos humanos.

Seguindo a vocação da DPE, a atuação do Núcleo se pauta pela universalidade. Mas o que significa isso? Por exemplo, o NDH/DPE é tanto o espaço de recebimento e encaminhamento de denúncias de tortura e violência policial, como também de valorização das polícias, uma vez que só assim se alcança outro direito humano: a segurança. Todas as pessoas, sem exceção, podem encontrar na Instituição um espaço de diálogo, orientação e busca de efetivação de seus direitos fundamentais.

O NDH se coloca à disposição da sociedade civil organizada e, nos felizes termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de todos os membros da família humana.

direitoshumanos@dpe.rs.gov.br fone: (51) 3210-9425

João Otávio Carmona Paz – Dirigente do Núcleo de Direitos Humanos da DPE

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo