Atuação dos AssociadosHomeNotícias

Atendimento jurídico a pessoas em vulnerabilidade é tema de palestra com Defensor Público na UNIPAMPA, em Santana do Livramento 

O Diretor Regional da Defensoria Pública de Santana do Livramento, Carlos Marcondes Júnior, realizou, na manhã desta quinta-feira (23/06), uma roda de conversa na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), com o tema “Compartilhando experiências sobre atendimento jurídico a pessoas em vulnerabilidade”. O evento foi promovido pelos alunos do Núcleo de Práticas Jurídicas, no campus da Universidade. 

O encontro recebeu turmas de práticas jurídicas, estudantes e professores da UNIPAMPA para falar sobre a rotina intensa de atendimentos diretos à população e a experiência do Defensor Público. De acordo com o Marcondes Júnior, devido à pandemia, muitos discentes da atual geração, só agora estão começando a ter aulas presenciais e iniciando o atendimento presencial ao público no Núcleo de Práticas Jurídicas. 

Debate 

Atender com empatia é um dos princípios da Defensoria Pública, e nesse sentido, o Defensor Público trouxe sua experiência no atendimento à população vulnerável. 

“Conversamos sobre os desafios de atender com empatia, encarando a pessoa como um ser integral, e ao mesmo tempo mantermos a tecnicidade e a impessoalidade que caracteriza um serviço público bem prestado”, afirmou o Defensor. Além da experiência no atendimento enquanto Defensor Público, Marcondes Júnior também falou sobre as dificuldades de comunicação e da importância em saber identificar o quão efetiva está sendo a forma de se comunicar com a pessoa atendida e as particularidades de atendimentos mais sensíveis, que envolvem causas delicadas como ciclos de violência. 

“Além disso, falamos sobre como começar a ganhar familiaridade com a prática dos atendimentos jurídicos, mantendo a autoconfiança para não sentir nervosismo, mas ao mesmo tempo ter consciência de que não somos obrigados a saber tudo ou a resolver tudo na hora, preservando a possibilidade de pedir a ajuda para professores/profissionais para dar seguimento às questões”, finalizou o Defensor. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo