Atuação dos AssociadosHomeNotícias

Agosto Lilás: ADPERGS participa de mutirão de combate à violência contra a mulher

Nesta quarta-feira (31), a ADPERGS participou de um mutirão alusivo ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre no Largo Glênio Peres. A Associação foi representada pela coordenadora da Comissão dos Direitos da Mulher da ANADEP, Defensora Pública Juliana Dewes Abdel, e pela Defensora Pública e coordenadora do Projeto de Educação em Direitos, Cristiaine Johann. 

Durante a tarde, as Defensoras Públicas conversaram com a população sobre a importância da Educação em Direitos nas escolas, para o combate à violência contra mulher, a promoção da cidadania e o empoderamento feminino. 

De acordo com Juliana, o Agosto Lilás é um importante marco de reflexão sobre os direitos da mulher. “Não só no viés das conquistas alcançadas nesses 16 anos da Lei Maria da Penha, mas também em relação aos desafios que essa pauta nos propõe, especialmente no que diz respeito à elaboração de políticas públicas direcionadas às mulheres”, destaca. 

O evento reuniu diversas organizações e instituições que integram a rede de proteção à mulher vítima de violência. Foram disponibilizadas informações e orientações jurídicas, além do incentivo à qualificação e ao empreendedorismo feminino, entre outros serviços. 

Participaram da ação a Defensoria Pública do Estado, o Procon, a Delegacia da Mulher, a Fundação Gaúcha de Trabalho, a Assistência Social, a Escola Superior do Ministério Público, o Ministério Público, Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar (Gepevid), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão das Mulheres Advogadas (CMA), a Casa da Mediação e a Sala do Empreendedor

Também estiveram no evento as Secretarias Municipais de Educação (Smed) e Cultura e Economia Criativa (SMCEC), Gabinete da Primeira-Dama, Centro de Referência em Atendimento à Mulher Márcia Calixto (Cram), Conselho Municipal dos Direitos da Mulheres (Comdim), Secretaria de Justiça e Sistemas Penais e Sócio Educativos do RS e Em Frente Mulher, Coordenadoria Especial de Violência Doméstica do TJRS, Varas de Violência Domésticas de Porto Alegre, Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Vereadores, Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Vereadores, Brigada Militar (Patrulha Maria da Penha), Organização Internacional de Migração (OIM – ONU), Sebrae, Empreende Poa, Sesc, Senat, Instituto Mon’t Serrat (Núcleo Servi), Cooperativa Sicoob e Movimento Independente 50-50.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo