HomeInstitucionalNotícias

ADPERGS prestigia posse do novo presidente da Assembleia Legislativa do RS

Na tarde desta segunda-feira (31), o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, representou a Diretoria da entidade na posse do novo presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Valdeci Oliveira (PT). A sessão solene também marcou a eleição e posse de toda a Mesa Diretora para o ano legislativo 2022-2023. 

A solenidade foi realizada em formato híbrido, respeitando as normas de distanciamento social, no Plenário 20 de Setembro, na sede da Assembleia Legislativa.  

Em seu discurso de abertura, o novo presidente da ALRS, deputado Valdeci Oliveira (PT),  solidarizou-se com os familiares e amigos das vítimas do covid-19 e da tragédia da boate Kiss, ocorrida há nove anos, em Santa Maria. 

A seguir, falou sobre o desafio de estar à frente do Parlamento gaúcho. “Assumo este parlamento num momento desafiador a todos e todas, afinal, está posta a necessidade de retomada, a necessidade de conjugarmos o verbo ‘esperançar’ num momento em que a presença da justiça social fará toda diferença para a sobrevivência de parcelas significativa da população”, disse. 

Além de Valdeci, foram eleitos e empossados na Mesa Diretora da Assembleia os deputados Luiz Marenco (PDT), como 1ª vice-presidente; Ernani Polo (PP), 2º vice-presidente; Elizandro Sabino (PTB), 1º secretário; Gabriel Souza (MDB), 2º secretário; Zilá Breitenbach (PSDB), 3ª secretária; e Dalciso Oliveira (PSB), 4ª secretário. Os suplentes de secretário serão os deputados Jeferson Fernandes (PT), Airton Lima (PL), Sergio Peres (Republicanos) e Kelly Moraes (PTB).

No discurso de despedida da presidência da ALRS, o deputado Gabriel Souza (MDB), manifestou o agradecimento aos eleitores, colegas de partido, colaboradores e servidores da Casa e chefes dos demais poderes. “Embora muitas das decisões do presidente sejam de caráter indelegável, não se chega a elas sem a sustentação que a pluralidade política garante. Esta não é uma atividade de caráter individual, pelo contrário, é através da coletividade que construímos os resultados efetivos para a sociedade”, destacou. O deputado, que ficará com o cargo de 2° secretário, ainda lembrou das ações realizadas durante sua gestão e cumprimentou o presidente Valdeci Oliveira. 

Autoridades

Estiveram presentes na sessão solene o governador Eduardo Leite, o defensor público-geral, Antônio Flávio de Oliveira, o Corregedor-Geral da Defensoria Pública, Cristiano Vieira Heerdt, a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública, Marina Dermmam, os ex-governadores Olívio Dutra e Germano Rigotto, o ex-vice-governador Miguel Rossetto, o representante da Câmara Federal, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o presidente do Tribunal de Justiça dos Estado, Voltaire de Lima Moraes, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal, os deputados federais Dionilso Marcon (PT-RS) e Henrique Fontana (PT-RS), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, e a representante da Câmara Municipal, vereadora Comandante Nádia (DEM), entre outras autoridades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo