HomeInstitucionalNotícias

ADPERGS prestigia posse do governador do RS, Eduardo Leite

O presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, prestigiou, neste domingo (1º), a posse governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e do seu vice, Gabriel Souza (MDB), em cerimônia na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. 

A cerimônia, comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), reuniu autoridades que lotaram o Plenário 20 de setembro e suas galerias. 

Primeiro governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite assume o segundo governo empenhado em converter o capital político construído na primeira gestão e no processo eleitoral em ações efetivas para “conduzir o RS ao futuro”.  Em seu discurso na tribuna da Assembleia após tomar posse, ele repetiu os cinco compromissos que assumiu durante a campanha, enfatizando que não há tempo perder diante da urgência dos desafios que tem pela frente.

Melhorar a qualidade da educação, tornar o RS polo nacional de saúde, combater a pobreza, especialmente, a infantil, promover o desenvolvimento econômico e alinhar o estado ao que buscam os jovens, estimulando a criatividade e a inovação, foram os pontos elencados por Leite. Às diretrizes assumidas no pleito, acrescentou “compromissos civilizatórios”, que se expressam no respeito à diversidade em todos os seus aspectos.  Ele ressaltou que cumprir os cinco pontos só será possível mantendo o equilíbrio das contas públicas e sustentou que é falsa a contradição entre fiscal e social. “Não há vitória social, sem êxito fiscal”, sintetizou.

Em seu discurso, Valdeci falou sobre democracia, entendimento e diálogo e condenou a violência política. “Hoje, aqui no Farroupilha, estamos promovendo a celebração da liberdade, do reconhecimento mútuo, do entendimento de que o oponente não é um inimigo a ser debelado. Estamos de forma coletiva e pluripartidária afirmando, em alto e bom som, que o diálogo é ainda o melhor caminho a ser trilhado”, apontou.

Logo após o encerramento da sessão solene, as autoridades dirigiram-se ao Palácio Piratini para a cerimônia de transmissão de cargo e posse do secretariado.

Fonte: ALRS.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo