ADPERGS prestigia a Sessão Solene de Posse da 56ª Legislatura e eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa
O presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, esteve no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (31), para prestigiar a sessão solene de posse dos 55 deputados(as) eleitos(as) e a instalação da 56ª Legislatura. Na cerimônia, também houve a eleição e a transmissão de cargos da nova Mesa Diretora.
Conforme acordo pluripartidário firmado entre as quatro maiores bancadas, o deputado Vilmar Zanchin, indicado pelo MDB, presidirá a Casa no primeiro ano da legislatura.
A sessão solene, dirigida pelo presidente do Parlamento, Valdeci Oliveira (PT), iniciou com a execução do Hino Nacional. Logo após, o deputado fez a leitura do compromisso regimental, conforme o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa. Cada um dos 55 deputados eleitos, em pé, ratificou nominalmente a declaração e o presidente declarou os parlamentares empossados.
A seguir, Valdeci Oliveira fez seu pronunciamento de despedida na tribuna. “Há exatamente um ano, vim a essa tribuna e proferi o meu discurso de posse para respeitosa e responsavelmente assumir a presidência desse nobre parlamento. Para esta caminhada, partimos de dois princípios: o da transparência dos atos da gestão da Casa e a da não interdição de nenhum debate, porque no nosso entendimento, a pluralidade da Casa dos grandes debates do Rio Grande do Sul tinha de se fazer ainda mais presente”, disse.
Ao assumir a presidência da ALRS, o deputado Vilmar Zanchin falou sobre suas expectativas para o próximo ano. “Seria desnecessário falar da honra que sinto ao ser eleito pelos meus pares para tão relevante função. Eu a vi ser exercida por dignas figuras nos anos em que, como cidadão e como prefeito, sentei nessa galeria, acompanhando deliberações da nossa região. Nos últimos 8 anos atuei como parlamentar, período em que outros igualmente dignos presidentes se sucederam no comando da casa e todos contaram com minha reverência e respeito. Falarei da responsabilidade e do espírito de serviço com que recebo o encargo e sua carga. Carga de deveres, de ônus, de provimento e expectativas. De propor e iniciar iniciativas, de exercer juízo de valor, de escalar prioridades, de mediar, conciliar e cumprir missões”, afirmou.
Na solenidade, foi empossado o médico e deputado estadual Airton Artus, pai da Defensora Pública Luciana Artus Schneider. Dos 55 deputados que tomaram posse, 31 já são parlamentares da Casa. As demais 24 vagas da 56ª Legislatura foram ocupadas por novos nomes ou por ex-deputados que retornam à ALRS, o que representa uma renovação de 43,63%, percentual inferior ao registrado nas eleições de 2018, quando a renovação superou os 50%. O número de representações partidárias se manterá em 15 (a atual legislatura iniciou com 17 bancadas, mas diminuiu para 15 ao longo do tempo, com as mudanças de composição).
Fonte: ALRS