InstitucionalNotícias

ADPERGS presente em Assembleia Geral Extraordinária da ANADEP, em Brasília

Os rumos, diretrizes e estratégias para a continuidade do movimento pela derrubada do veto ao PLP 114 foram pauta para Assembleia Geral Extraordinária que reuniu, durante manhã e tarde de hoje (15)  36 dirigentes de associações de defensores públicos de 16 estados brasileiros, na sede da ANADEP, em Brasília. Representando o Rio Grande do Sul, estiveram presentes a presidente da ADPERGS, Patrícia Kettermann, e a diretora do departamento de Direitos Humanos da entidade, Marta Zanchi.  Entre as principais definições retiradas durante o encontro está a mobilização do maior número possível de defensores em cada estado para participar do seminário A Defensoria Pública na Lei de Responsabilidade Fiscal, no próximo dia 6 de fevereiro, e do ato que ocorre na mesma data, dentro do Congresso Nacional. (Clique aqui para fazer sua inscrição) “Precisamos trazer o maior número de pessoas possível para cá”, frisou o presidente André Castro.

Também ficou estabelecida uma estratégia de divulgação, entre os defensores brasileiros, dos contatos dos deputados e senadores de cada estado, por meio das associações, através da coleta de seus emails e endereços nas redes sociais, para alimentar uma articulação política. “A ideia é que possamos todos procurar nossos representantes no Congresso Nacional e sensibilizá-los, tanto pessoalmente como também através das redes sociais, antes do ato  do dia 6”, esclareceu Patrícia. Paralelamente a este trabalho de agendamento com os parlamentares, uma comissão, da qual as dirigentes gaúchas fazem parte, buscará informações em todo o país sobre comprometimento da receita corrente líquida dos estados com o Executivo, Judiciário e Ministério Público, para um diagnóstico comparativo nacional.

Apoio do CONDEGE

Durante a Assembleia, o presidente André Castro recebeu e divulgou aos demais defensores o apoio, recebido através de ofício encaminhado por email pelo CONDEGE, ao movimento pela derrubada do veto. A entidade encaminhou uma nota oficial destacando o acerto da medida legislativa, segundo o documento mais do que demonstrado na sua tramitação no Parlamento. “A confluencia de opiniões entre Governo e Oposição é o melhor atestado da evidente necessidade da proposta legislativa. A defesa da decisão politica do Congresso não é uma medida corporativa. É o dever de cada Defensor na sua missão de garantir amplo acesso á .Justiça a toda a cidadania carente. Por esses motivos, em cumprimento a Missão Constitucional da Defensoría, o CONDEGE utilizará dos instrumentos democráticos na busca da mantença do texto legal, na certeza de que essa e a obrigaçâo que a historia lhe exige e à qual  não faltará”, redigiu a presidente Norma Brandão Dantas.

Nesta quarta-feira (16) a ANADEP estará recebendo os assessores de imprensa das associações e administrações da Defensoria Pública dos Estados para repassar material da campanha, eixos de trabalho de divulgação e estratégias de comunicação para o movimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo