HomeInstitucionalNotícias

ADPERGS participa do lançamento do Movimento RS contra Fome

Na manhã desta quarta-feira (15), o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, participou do lançamento do movimento Rio Grande contra a Fome. A ação, em parceria com os poderes do estado, instituições e entidades visa combater a fome e a insegurança alimentar no Rio Grande do Sul. 

O evento reuniu autoridades, lideranças políticas e comunitárias, representantes de entidades da sociedade civil e de movimentos sociais ligados à causa. A DPE/RS esteve representada pela Defensora Pública-Geral em Exercício, Rafaela Consalter.

O objetivo é estimular a destinação de alimentos para a Central de Doações do RS, sob a responsabilidade da Defesa Civil. Através da campanha, foram estruturadas ações com instituições e empresas para ampliar o enfrentamento à fome e à pobreza extrema no Rio Grande do Sul.

O propósito do movimento, segundo o presidente do parlamento gaúcho, Valdeci Oliveira (PT), “não é inventar a roda, mas fortalecer e fazer a roda da solidariedade girar”. “Não estamos criando  uma política pública contra a fome, mas um movimento coletivo de sensibilização da sociedade para o maior problema vivenciado em nosso país hoje, pois onde há fome, a educação, a saúde e a dignidade não entram ou demoram mais para entrar”, apontou. 

O deputado ressaltou que os poderes e instituições de estado (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, TCE, Defensoria) são os primeiros parceiros da iniciativa, mas que já a partir da próxima semana ocorrerão novas adesões. Valdeci afirmou também que irá provocar uma discussão sobre as formas legais de reforçar o trabalho das cozinhas solidárias e das pequenas entidades que, por questões burocráticas,  não podem firmar parcerias de modo direto com o poder público, como é o caso do Movimento Ação Pela Cidadania, que congrega diversas organizações.

Como contribuir

A primeira doação ao Movimento Rio Grande contra a Fome foi de cinco toneladas de arroz e veio de uma empresa gaúcha, localizada na região Fronteira Oeste. A doadora pediu para não ter o nome divulgado, alegando que tem como objetivo “reforçar a solidariedade sem publicidade”.

Mais informações sobre a campanha e sobre as formas de contribuir  podem ser obtidas no Hotsite Fome  e no Whatsapp (51) 995483274.

Fonte: ALRS. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo