ADPERGS participa do lançamento da campanha “Eu Falo por Elas”

No dia 07 de março, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) promoveu o lançamento da campanha “Eu Falo por Elas”– Unindo vozes contra a violência de gênero, visando a conscientização e o combate da violência contra a mulher. O evento, realizado na sede do MPRS, contou com a participação da Diretora Social e Cultural da ADPERGS, Jamile Nehmé de Toledo.
Desenvolvida pelo Gabinete de Comunicação Social (GabCom) da instituição, em conjunto com o Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOVCM), a campanha apresenta depoimentos de personalidades femininas que dão voz a relatos reais de mulheres vítimas de violência, compartilhando suas histórias e, assim, rompendo com o silêncio.
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, destacou a importância de acabar com o ciclo do silêncio de mulheres que sofreram violência. “Muitas dessas histórias permaneciam silenciadas, escondidas pelo medo, pela vergonha ou pela falta de apoio. Hoje estamos aqui para dizer com toda convicção: Basta! Chega! O Ministério Público é a voz de quem foi silenciado”, afirmou.
Banco Vermelho
Após o lançamento, ocorreu a inauguração do Banco Vermelho do Ministério Público, iniciativa que honra a memória de mulheres que tiveram suas vidas interrompidas e reafirma o compromisso da instituição no combate à violência de gênero.
A inauguração do Banco ocorreu no Memorial do MPRS, local que também sedia a exposição “Meu bem, meu mal – 10 anos de arte sobre violência doméstica”, da artista visual gaúcha, Graça Craidy. Posteriormente, ele será deslocado para diferentes prédios do Ministério Público do Rio Grande do Sul, com o intuito de transmitir sua mensagem em diferentes espaços.
Texto: Gabriela Dalmas
Supervisão: Renan Silva Neves
Foto: Manuela Kvietinski