InstitucionalNotícias

ADPERGS participa do 1º Encontro da FACE-RS

Na manhã desta quarta-feira (20), o presidente Mário Rheingantz representou a ADPERGS no 1º Encontro da Federação das Associações de Carreiras de Estado (FACE-RS). O evento ocorreu de forma híbrida no salão de eventos do Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre, com transmissão pelo YouTube.

A primeira edição do encontro abordou o papel das carreiras de Estado no desenvolvimento econômico e social. Para elucidar o assunto, a Federação convidou o doutor, professor Adjunto de Direito Administrativo na UFRGS, escritor e advogado, Rafael Maffini, para palestra.

“Nós temos de fazer uma diferença importante entre Estado e governo. […] Isso é extremamente importante porque as carreiras de estado têm a finalidade precípua de manter, de forma contínua, suas finalidades institucionais, entre as quais estão o desenvolvimento econômico e social. O direito administrativo e o direito público precisam servir como instrumento de consecução das finalidades do Estado e não do governo”, ressaltou Maffini.

Na ocasião, o presidente da FACE-RS e da Afisvec (Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS), Marcelo Ramos de Mello, saudou a presença de todos(as) e destacou o objetivo principal da entidade. “Nossas deliberações são feitas em consenso, por unanimidade, para manter a individualidade de cada uma das associações e construir aquilo que é comum, tratando pautas que irão ajudar na construção de um estado gaúcho melhor. […] A nossa ideia, desde 2018 quando gestamos a FACE, é que, com estas carreiras basilares e pilares da sustentação do estado, possamos propor ideias e soluções.”

Estiveram presentes os(as) ex-presidentes(as) da ADPERGS, Felipe Facin Lavarda e Juliana Lavigne; a Defensora Pública Alessandra Quines; os Defensores Públicos Álvaro Roberto Antanavicius Fernandes e Nilton Leonel Arnecke Maria; os(as) Conselheiros(as) Fiscais da ADPERGS Marcelo Turela de Almeida e Silvia Pinheiro de Brum; e a Defensora Pública Chefe de Gabinete Regina Célia Rizzon Borges de Medeiros, representando o Defensor Público-Geral do Estado, Antonio Flávio Oliveira.

Compuseram a mesa do 1º Encontro da FACE-RS o Procurador-Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, representando o governador Eduardo Leite; o presidente do Conselho de Relações Internacionais da Corte e representante da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Cairo Roberto Rodrigues Madruga (de forma virtual); o representante  do Ministério Público do Estado, Fernando Sgarbossa; o Secretário Municipal Chefe de Gabinete, Cel. André Flores Coronel, representando o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello; o Secretário de Estado Adjunto da Segurança Pública, Cel. Marcelo Frota; o representante da Presidência do Tribunal de Justiça Militar do Estado, desembargador Militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues; o vice-presidente da FACE-RS e presidente da AJURIS, Orlando Faccini Neto; o Secretário Geral da FACE-RS e vice-presidente da ASOFBM, Cel. Roger Nardys de Vasconcellos; a Diretoria Financeira da FACE-RS e vice-presidente da APERGS, Helena Maria Silva Coelho; o vice-presidente da AMP-RS, Fernando Andrade Alves; o presidente da APERGS, Carlos Henrique Kaipper; o presidente da ASOFBM, Cel. Marcos Paulo Beck; e o presidente da ASDEP, Del. Fernando Edison Domingues Soares.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo