Atuação dos AssociadosNotícias

Defensora Pública participa de seminário sobre Educação em Direitos Humanos

A Defensora Pública Cristiaine Jonhann participou, nesta quarta-feira (13/12), do seminário sobre Educação em Direitos Humanos e Democracia Substantiva, onde apresentou o Projeto Educação em Direitos ADPERGS. 

A proposição do debate foi da presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, deputada Laura Sito (PT). O objetivo do evento foi debater sobre o tema na semana em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 75 anos.

O seminário reuniu representações acadêmicas, institucionais e dos movimentos sociais que alertaram para a fragilidade da pauta dos direitos humanos no país, em especial entre jovens que têm protagonizado discursos neonazistas no ambiente escolar.

De acordo com Cristiaine são frequentes os pedidos de auxílio de professores para o combate aos discursos neofascistas de adolescentes nas escolas. “São pedidos de escolas públicas e particulares das mais diversas regiões do Estado, mostrando o quanto é urgente”, explicou.

Ela destacou ainda que pesquisa da IPSOS mostra que os direitos humanos, para 66% dos brasileiros, são relativos, evidenciando as polaridades sociais inerentes do país. “Esse percentual aumenta conforme aumenta a escolaridade”, esclareceu a Defensora.

Também prestigiou o evento o Ouvidor Geral da Defensoria Pública, Rodrigo de Medeiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo