InstitucionalNotícias

ADPERGS participa de reunião sobre Missões de Observação Eleitoral com presidente do TRE/RS

A atuação dos(as) Defensores(as) Públicos(as) na Missão de Observação Eleitoral Nacional (MOE) foi pauta de reunião entre a ADPERGS e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS), desembargador Francisco José Moesch, na última sexta-feira (23). 

O presidente da Associação, Mário Rheingantz, e os(as) Defensores(as) Públicos(as) Juliana Lavigne e José Augusto Medeiros participaram da reunião no prédio-sede do TRE. O Assessor-Chefe da Diretoria-Geral do Tribunal Regional Eleitoral, João Marcelo Longhi Malheiro da Graça, também esteve presente. 

A agenda objetivou alinhar, junto ao TRE/RS, a atuação dos(as) Defensores(as) durante o período eleitoral nas zonas de votação e as diretrizes iniciais sobre as atividades de observação. Entre as atribuições dos(as) observadores(as), está coletar impressões sobre o aperfeiçoamento do processo eleitoral brasileiro, auxiliar na propagação de sua transparência e integridade, e fortalecer a confiança pública nas eleições.

A ADPERGS indicou 7 (sete) Defensoras e Defensores Públicos para atuarem nas zonas eleitorais, por meio da ANADEP – entidade selecionada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como uma das observadoras das eleições gerais de 2022. Os(as) Defensores(as) estarão presentes na capital e nos municípios de Guaíba, Frederico Westphalen, Santana do Livramento e Pelotas, sendo eles Mário Rheingantz, Maína Pech, José Augusto Medeiros, Juliana Lavigne, Thiago Caum, Carlos Pupio Júnior e Thales dos Santos. 

Entre as organizações que irão participar das MOEs, além da ANADEP, estão: Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD); Associação Juízes para a Democracia (AJD); Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE); Sociedade de Ensino Superior de Vitória (Faculdade de Direito de Vitória – FDV); Transparência Eleitoral Brasil; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ;) e Universidade de São Paulo (USP).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo