HomeNotícias

ADPERGS participa de Ato pela Defesa da Democracia, organizado pela AJURIS

Nesta segunda-feira (16), o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, participou do Ato pela Defesa da Democracia, organizado pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), no átrio do Palácio da Justiça, na Praça da Matriz. O evento contou com a participação dos Três Poderes estaduais, dos Tribunais regionais, de órgãos autônomos e de entidades da sociedade civil.

A mobilização teve como objetivo marcar a defesa do Estado de Direito e repúdio aos atos de vandalismo ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília, ao Palácio do Planalto, Câmara dos Deputados e Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente da AJURIS, Cláudio Martinewski, reafirmou o compromisso da Associação com a democracia. “A AJURIS, como é da sua honrosa tradição, não poderia deixar passar em branco um fato como esse, devido à gravidade como ocorreu esse dia em Brasília. Muitos de seus magistrados buscaram acionar a Associação para que promovesse esse ato e reunisse todos os democratas, todos os republicanos, todos os cultores do Estado de Direito para que disséssemos em alto e bom som que aqui estamos para repudiar qualquer ato que transgrida direitos, que viole a constituição, que constranja o Estado de Direito, que profane a democracia”, disse. 

Em sua fala, o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, destacou que as Defensoras e os Defensores Públicos estão do lado da democracia e da população vulnerabilizada. “Nesse campo de luta, as Defensoras e os Defensores Públicos tem lado: o lado de quem sofre com a injustiça social, o lado de quem até mesmo pode sofrer uma injustiça da própria Justiça. Mas, acima de tudo, o compromisso que deve ser de todos e que está aqui representado em um recado claro para quem ousar pensar novamente em qualquer perspectiva golpista: o nosso lado é e sempre será o lado da democracia”, ressaltou. 

Estiveram presentes a presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira,  o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira, o Procurador-Geral do Estado, representando o governador do Estado, Eduardo Cunha, a Defensora Pública-Geral em exercício, Melissa Torres Silveira, líderes de todas as Cortes de Justiça no RS e do Ministério Público, além de representantes de diversas entidades de classe e associações civis. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo