HomeInstitucionalNotícias

ADPERGS participa de abertura do I Congresso Nacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência

O presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, participou da cerimônia de abertura do I Congresso Nacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, nesta terça-feira, dia 5 de setembro, em São Paulo. 

Cerca de 250 pessoas acompanharam o evento, que ocorreu no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Congresso marca o lançamento da Campanha Nacional “Defensoria Pública: em ação pela inclusão” em São Paulo.

A abertura contou com a participação da sociedade civil, representada na mesa de abertura pela Ouvidora Geral da DPE, Camila Marques, e representantes do Poder Executivo nas esferas municipal, estadual e federal: Silvia Grecco, Marcos da Costa e Anna Paula Feminella. O Poder Legislativo também esteve representado pelo Deputado Estadual Guilherme Cortez (PSOL), que enviou um vídeo.

No primeiro dia de debates, dois assuntos jurídicos concentraram as discussões. Primeiramente, a advogada e professora Joyceane Bezerra e a Representante da Rede-In no Observatório de DH do Poder Judiciário, Ana Figueiredo, com mediação de Luciana Viegas, do Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam, falaram sobre a personalidade jurídica da pessoa com deficiência, pensão previdenciária e curatela. 

Na sequência, Izabel Maior, ex-Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e Wederson Santos, assistente social do INSS, mediados pela Secretária Nacional da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, analisaram o modelo de avaliação psicossocial utilizado no País.

O evento foi organizado pela Associação Paulista das Defensoras e Defensores Públicos (Apadep), em parceria com o Núcleo Especializado de Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (NEDIPED) e a Escola da Defensoria de São Paulo (Edepe), com apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).

Fonte: Apadep

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo