ADPERGS acompanha solenidade de diplomação dos candidatos eleitos em 2022
Joaquim Moura - ALRS

O presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, e a vice-presidenta Institucional, Maína Pech, acompanharam, na tarde desta segunda-feira, 19 de dezembro, a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2022.
Foram diplomados o governador eleito Eduardo Leite (PSDB); o vice-governador Gabriel Souza (MDB); o senador Hamilton Mourão (Republicanos) e seus dois suplentes (Liziane Bayer e Coronel Andreuzza); além dos 55 deputados estaduais e 31 deputados federais eleitos. A cerimônia foi realizada no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público Estadual. O presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), compôs a mesa de autoridades da cerimônia, e recebeu ele próprio seu diploma de deputado estadual re-eleito.
O presidente do TRE-RS, desembargador Francisco José Moesch, fez um discurso saudando os diplomandos e celebrando o que chamou de ápice do processo eleitoral. “Temos a honra de receber a todos em nome da democracia, do estado de direito e da expressa vontade do cidadão. Este ato consagra a supremacia da ordem constitucional.” Moesch registrou que neste ano se completam 90 anos de existência da Justiça Eleitoral, e agradeceu a todos os envolvidos no processo eleitoral: o corpo permanente de funcionários do TRE, os funcionários cedidos e temporários, os juízes das 165 zonas eleitorais, os 107 mil mesários gaúchos – na sua maioria voluntários -, as forças de segurança, os profissionais da imprensa: estes últimos citados como valiosos aliados na livre discussão de ideias, garantia da liberdade de expressão e combate à desinformação.
O último a ser diplomado foi o governador Eduardo Leite, que teve espaço para um breve discurso, onde defendeu a democracia e a pluralidade de ideias. “Nesta cerimônia aplaudimos os diplomas a nós conferidos pela população, e que confirmam a maturidade democrática do país. Na democracia se perde e se ganha. Os candidatos não eleitos não devem ser vistos como derrotados ou inimigos. Eles poderão retomar a caminhada no próximo pleito. E o papel não é ganhar as eleições, mas avançar como sociedade, amadurecer as instituições.”
Conduzida pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargador Francisco José Moesch, o evento teve em sua mesa oficial o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior; o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles; a presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Nogueira; o representante da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, José Osmar Pumes; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Amilcar Fagundes Freitas; o presidente da ALRS, Valdeci Oliveira; o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; a subdefensora pública-geral do Estado para Assuntos Institucionais, Melissa Torres Silveira; o representante da OAB/RS Paulo Roberto Cardoso Moreira de Oliveira; a vice-presidente do TRE-RS e Corregedora Regional Eleitoral, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak; o desembargador Federal Luís Alberto D’Azevedo Aurvalle; os desembargadores eleitorais Caetano Cuervo Lo Pumo, José Vinicius Andrade Jappur, Elaine Maria Canto da Fonseca e Kalin Cogo Rodrigues (substituta); e a diretora-geral do TRE/RS, Ana Gabriela de Almeida.
Toda a cerimônia foi transmitida, ao vivo, pelo canal do TRE-RS no Youtube e pela TV Assembleia.
Fonte: ALRS
Foto capa: Joaquim Moura – ALRS
