HomeInstitucionalNotícias

ADPERGS acompanha a abertura do 91º Encontro Nacional de Corregedores-Gerais da Justiça

Nesta quarta-feira (24/5), o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, participou da abertura do 91º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça (ENGOGE), em cerimônia ocorrida no plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, localizado no edifício-sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. 

O Corregedor-Geral da Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargador Giovanni Conti, anfitrião do evento, deu as boas-vindas aos participantes. Segundo o magistrado, o ENCOGE está baseado na busca constante do aperfeiçoamento do serviço jurisdicional prestado, com a atuação voltada à eficiência, celeridade e independência do Poder Judiciário. ” A presença de cada um dos Corregedores aqui presentes , qualificados pela excelência dos cargos, é de muita felicidade para nós e, temos certeza, faremos um grande encontro de trabalho e amizade”, disse o magistrado,  elogiando a atuação do Ministro Luís Felipe Salomão na Corregedoria Nacional da Justiça. 

Durante a palestra de abertura, o Corregedor Nacional da Justiça, Ministro Luís Felipe Salomão destacou que “estamos todos unidos para prestar os melhores serviços à sociedade, trocando impressões e identificando soluções para questões estratégicas do Judiciário, compreendendo o tamanho dos nossos desafios para que possamos avaliar os problemas que temos”. 

“As Corregedorias-Gerais da Justiça e as demandas sociais estratégicas” é o tema central do evento que ocorre em Porto Alegre até a próxima sexta-feira (26/5), e contará com painéis e palestras sobre assuntos que atualmente têm demandado a atuação administrativa das Corregedorias no âmbito da gestão judiciária eficaz, do sistema penitenciário, da infância e juventude, das estratégias alternativas ao ajuizamento das ações de massa, dos registros civis e da regularização fundiária, entre outras iniciativas.  O ENCOGE tem o objetivo de  promover o intercâmbio de ideias, contribuindo para a prestação mais uniforme dos serviços Judiciários em todo o Brasil e a melhoria da qualidade da prestação jurisdicional.

Participaram da cerimônia o 1º Vice-Presidente do TJ, Desembargador Alberto Delgado Neto, o 2º Vice e Presidente do Conselho de Comunicação Social, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, a 3ª Vice, Desembargadora Lizete Andreis Sebben, a Presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão, Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, o Presidente do TRE, Desembargador Francisco José Moesch, os Juízes-Assessores da Presidência, José Luiz Leal Vieira, Luís Antônio Behrensdorf Gomes da Silva, Luiz Felipe Severo Desessards e José Pedro Eckert, da Juíza-Corregedora Coordenadora Cristiane Hoppe, da Juíza-Corregedora Vice-Coordenadora, Geneci Ribeiro de Campos, além de todos os demais Juízes-Corregedores da Justiça gaúcha, além de Desembargadores, Juízes e  outras autoridades.

A solenidade também foi prestigiada por diversas associações das carreiras jurídicas no âmbito nacional e estadual. Além da diretoria da ADPERGS, participaram do evento o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, os representantes da AJURIS, presidente Cláudio Martinewski e vice-presidente Administrativo, Cristiano Vilhalba Flores, e o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares. Ainda, acompanhou a solenidade a Defensora Pública-Corregedora da DPE/RS, Adriana Schefer do Nascimento. 

Homenagens

A cerimônia também contou com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Antonio Erpen, criada em 2010 pelo Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil. A honraria visa agraciar autoridades públicas e privadas que tenham contribuído para o fortalecimento, aperfeiçoamento e celeridade da prestação jurisdicional, bem como a favor da causa da justiça. A Presidente do TJRS, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, foi a primeira agraciada com a Medalha Décio Erpen. O Defensor Público-Geral da DPE/RS, Antonio Flávio de Oliveira, também recebeu a homenagem. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo