InstitucionalNotícias

A participação da Adpergs no Fórum Social Temático: um relato

A Associação dos Defensores Públicos do Rio Grande do Sul participou, representada pela defensora pública Lilia Hagemann, do Fórum Social Temático 2012, em Porto Alegre. Presente no painel Responsabilidade do Sistema de Justiça e Segurança Pública com implementação dos Direitos Humanos, Lilia Hagemann faz um relato da participação no evento, organizado pela Rede de Direitos Humanos do Sistema de Justiça e Segurança do Rio Grande do Sul e o Fórum Mundial de Juízes. O encontro foi realizado no final de janeiro.

A abertura do evento foi feita pelo Promotor de Justiça Alceu S. de Moraes, atual Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual.

O Juiz de Direito Mauro Borba (atual presidente da RDHSJS) e o Desembargador do TJRS Umberto Sudbrack (vice coordenador do Comitê do Fórum Mundial de Juízes), manifestaram-se, respectivamente, sobre as dificuldades e os avanços na área dos Direitos Humanos e o histórico da atuação do Fórum Mundial de Juízes e sua relação, desde 2002, com as atividades do Fórum Social Mundial.

Passou-se ao painel, que teve como coordenador de mesa o Desembargador Francesco Conti, atual vice-presidente da RDHSJS, e como painelistas o professor de Direitos Humanos do IPA e consultor de Segurança Pública Marcos Rolim e o Secretário Estadual de Segurança Airton Michels.

Marcos Rolim enfrentou, entre outras questões, as consequências tormentosas para o nosso Sistema de Segurança Pública e garantia dos Direitos humanos advindas da divisão das polícias civil e militar.

Airton Michels trouxe suas experiências, no campo dos Direitos Humanos, durante suas atuações como Promotor de Justiça e posteriormente como responsável pela SUSEPE, pelo DEPEN (Departamento Penitenciário Federal) e, agora, como Secretário de Segurança do RS.

O evento contou com a participação também do Defensor Público João Otávio Carmona Paz, Dirigente do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo