Um dos principais objetivos da Defensoria Pública é a resolução extrajudicial de litígios como forma de evitar a judicialização, otimizar o serviço prestado e diminuir gastos para o Estado. Alguns projetos, como a Câmara de Mediação Familiar e a Câmara de Conciliação, que estimulam a população a resolver seus problemas sem a necessidade de ingressar com um processo judicial, têm contribuído para a diminuição destes números: a primeira com mais de 94% das sessões finalizadas com acordos totais ou parciais, e a segunda com 82% de acordos fechados.

03 de Julho

A ADPERGS prestigiou, nesta sexta-feira (28/06), às 17h, a recepção aos alunos da FESDEP aprovado no V Concurso à Carreira da Defensoria Pública do RS. O evento ocorreu na sede da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (FESDEP), na Rua Sete de Setembro, 666 - Centro Histórico de Porto Alegre.

01 de Julho

Com o objetivo de capacitar e atualizar as Defensoras e os Defensores Públicos, servidoras e servidores, o Núcleo de Defesa dos Direitos das Famílias (NUDEFAM) da Defensoria Pública promove, nesta sexta-feira (28/06), o curso “Repensando práticas no Direito das Famílias”. A capacitação acontece das 9h às 17h30, no Auditório do CJUD/TJRS (Ajuris – Rua Celeste Gobbato, 229, Bairro Praia de Belas, em Porto Alegre). A ADPERGS, representada pela presidente, Juliana Lavigne, esteve presente no evento.

28 de Junho

Até 28 de junho, defensoras e defensores públicos de todo o país poderão inscrever-se para os concursos de teses e de práticas do XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP).

27 de Junho

A ADPERGS produziu o Relatório da Gestão 2017/2019, com um resumo da atuação e ações realizadas pela Diretoria durante o biênio. O material foi apresentado no dia 14 de junho, durante Assembleia Geral Ordinária (AGO) na Escola Superior da Magistratura - AJURIS.

25 de Junho

Nesta terça-feira (25/06), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi aprovado o parecer favorável ao PL 92/2018, que dispõe sobre a criação das Defensorias Públicas Regionais de Arroio Grande, Pedro Osório, Pinheiro Machado e Piratini e dos respectivos cargos de Defensor Público e de servidores. Foi relator do projeto o Deputado Luiz Fernando Mainardi (PT).

25 de Junho

Logos Banrisul e Brasao Governo