Audiência pública sobre Depoimento Sem Danos tem participação da ADPERGS

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa discutiu, na manhã desta quarta-feira (27), em audiência pública, o sistema de escuta judicial chamado Depoimento Especial, ou Depoimento Sem Danos (DSD), e sua execução no Rio Grande do Sul. Parlamentares e representantes de entidades defenderam a ampliação das discussões sobre esse sistema, que tem por objetivo ouvir a criança ou adolescente em um espaço próprio, protegido e especialmente projetado para o momento do depoimento infanto-juvenil.

Representando a ADPERGS, participou deste importante debate a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Marta Zanchi. Além dos parlamentares que integram a Comissão, estiveram presentes representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica), Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Conselho Regional de Serviço Social, Conselho Regional de Psicologia, e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

27 de Junho
ADPERGS presente na X Jornada Contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Diretora do departamento de Direitos Humanos da ADPERGS, a defensora Marta Zanchi participou na tarde desta segunda-feira (25) da terceira audiência pública da X Jornada Contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada em São Leopoldo, no auditório da antiga sede da Unisinos. Além da presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, do prefeito Ary Vanazzi, juízes e delegados de polícia, o encontro contou com uma palestra do secretário adjunto da SJDH, Miguel Velasquez.

26 de Junho
Deputado federal Alceu Moreira recebe diretoria da ADPERGS

Mantendo o ritmo de encontros periódicos com parlamentares, na busca de ampliar o conhecimento do trabalho desenvolvido pelos defensores gaúchos e também suas demandas, a presidente da ADPERGS, Patrícia Kettermann, esteve, na tarde de hoje (25) com o deputado federal Alceu Moreira, em seu escritório de representação na Capital.

As principais e mais recentes atuações da Associação envolvendo pautas nacionais que dizem respeito à classe foram tema para a conversa. “Sou sempre simpático à causa dos defensores, inclusive podem contar comigo como mais um defensor, sempre que necessário. O importante trabalho desenvolvido pela classe tem e terá sempre o meu apoio”, afirmou Moreira. 

25 de Junho
ADPERGS e OAB: encontro de dirigentes reafirma importância da relação entre  instituições

A presidente da ADPERGS, Patricia Kettermann, reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (20) com o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia.  Na ocasião, os dois dirigentes reafirmaram a importância das relações entre as instituições. "A Ordem também é a casa dos defensores e de todos os advogados públicos, pelos quais a OAB tem a obrigação de atuar na defesa de suas prerrogativas", disse Lamachia.

21 de Junho
Diretor da OEA falará sobre Direitos Humanos no V Congresso da AIDEF

O diretor do Departamento de Direito Internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA), Dante Negro, é um dos palestrantes com presença confirmada no V Congresso da AIDEF, que acontece entre os dias 15 e 17 de agosto em Fortaleza. Ele falará durante o Painel Central 2, sobre Direitos Humanos, Transparência e Participação. No mesmo painel, também como palestrante, estará Cláudio Nash Rojas, diretor do Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade do Chile. As discussões sobre o tema vão ser coordenadas pelo vice-presidente da ANADEP, Antônio Maffezoli.

20 de Junho

3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul entendeu como ilícitas as provas colhidas em mandado de busca e apreensão executado exclusivamente pela Polícia Militar e manteve a libertação de uma acusada, presa em regime provisório por suposto envolvimento com tráfico de drogas.

18 de Junho

Logos Banrisul e Brasao Governo