ADPERGS altera política de comunicação durante período eleitoral

A ADPERGS tem como política institucional de comunicação a divulgação da atuação de defensores públicos em todo Estado, através da reprodução de reportagens publicadas na grande imprensa, em forma de notícias no seu site. O objetivo, com isso, é trazer aos associados notícias sobre ações patrocinadas por colegas, valorizando, ainda, a importância do ofício do defensor público para todos os internautas. 

A partir da publicação da nominata definitiva de candidatos ao Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDPE) no Diário Oficial de hoje (30) e do diálogo com associados, a ADPERGS informa que irá interromper a réplica das notícias que envolvam candidatos, em caráter temporário, durante o período eleitoral, com o objetivo de manter o equilíbrio da disputa.
A prática será retomada tão logo sejam concluídas as eleições.
A Associação também comunica aos defensores o deferimento da solicitação de participação junto à Comissão Eleitoral.
30 de Agosto
ADPERGS acompanha inauguração de sede da DPE em Brasília

A presidente da ADPERGS, Patricia Kettermann, prestigiou, na noite de ontem (28) a inauguração do escritório de representação da Defensoria Pública gaúcha em Brasília. Também estiveram presentes na cerimônia a senadora Ana Amélia Lemos e o deputado federal Onix Lorenzoni , além do titular da Representação do Governo do Estado em Brasília, Hideraldo Caron,  do defensor público-geral do Distrito Federal, Jairo Lourenço de Almeida e do presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), André Castro.

29 de Agosto
Defensora obtém desligamento de jovem em Passo Fundo

Enquanto atuava na comarca de Passo Fundo, a defensora pública Daniele da Costa Lima, hoje em Soledade,  obteve uma importante vitória, que levou um jovem interno da CASE que já possuía parecer favorável ao desligamento, à liberdade. O rapaz já cumpria medida há dois anos, e a despeito de avaliação positiva, fornecida por equipe multidisciplinar composta por advogada, psicólogo, enfermeira e psicopedagogo do CASE, obteve apenas progressão para liberdade assistida, durante um ano, em audiência de revisão ocorrida em maio.

29 de Agosto
Defensora obtém redução da pena durante julgamento em Passo Fundo

A atuação da defensora pública Camila Ferrareze, durante julgamento de acusado de matar filho e genro, ocorrido na última sexta-feira (24), em Passo Fundo, resultou em uma redução da pena aplicada de 26 para 21 anos de reclusão ao réu, condenado por homicídio qualificado. O júri foi acompanhado por cerca de 100 pessoas, e teve grande repercussão na imprensa. Clique aqui para ler a reportagem no Diário da Manhã.

28 de Agosto
Atuação de defensor põe em liberdade homem preso por engano

Pedido de liberdade encaminhado pelo defensor Fábio Nery tirou do Presídio Central, em Porto Alegre, na última sexta-feira (24), Julio Cesar da Silva Sanguinet, 33 anos, preso há dez dias no lugar do irmão. Desde o dia 14, ele dividia a cela com detentos sem ter cometido crime algum.

Julio teve a prisão preventiva revogada diante da comprovação, por um sinal de nascença, de que não era o irmão procurado. Ao deixar o Presídio Central, Julio abraçou a mãe e a agradeceu pelo esforço em conseguir a sua liberdade. "Agora, eu vou até o fim. Quero o meu nome limpo. Isso que fizeram foi uma injustiça" - afirmou. Clique aqui para ler a reportagem publicada no Diário Gaúcho.

27 de Agosto
ADPERGS participa de Encontro Estadual dos Procuradores do Estado

Ao lado da diretora do departamento de Direitos Humanos da ADPERGS, Marta Zanchi, a presidente da Associação, Patrícia Kettermann participou, na noite de sexta-feira (24) da cerimônia oficial de abertura do XXI Encontro Estadual dos Procuradores do Estado do RS, no Hotel Continental em Canela. “Mídia e Sistema Judicial: uma relação delicada” foi o tema central de todo o encontro, e também pauta para a primeira palestra, apresentada pelo escritor, jornalista e cronista do jornal Correio do Povo, Juremir Machado da Silva, logo após a solenidade. Com seu tradicional estilo provocativo e alternando observações irônicas e tiradas bem humoradas, o convidado falou para uma plateia que lotou a sala de convenções. 

27 de Agosto

Logos Banrisul e Brasao Governo