HomeNotícias

1º Encontro da Região Sul da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos é sediado pela ADPERGS

Sediado pela ADPERGS, o 1º Encontro da Região Sul da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos reuniu representantes de entidades dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná nos dias 11 e 12 de agosto. O evento ocorreu de forma híbrida, com transmissão pelo YouTube.

A partir do tema “Educação em Direitos Humanos e Democracia: 10 anos das Diretrizes Curriculares de Educação em Direitos Humanos”, a atividade contou com diversas exposições de pesquisadores da área da educação.

Durante a abertura do evento, a presidenta da ADPERGS, Maína Pech, destacou a data escolhida para o início do encontro, 11 de agosto, que celebra o Dia do Estudante. “Essa é uma data muito emblemática e importante. Hoje estive presente em nome da Associação, no ato que buscou a manutenção da nossa democracia. Casualmente, na data de hoje, sediamos esse encontro que busca debater os Direitos Humanos, que são sempre o propósito maior de todas nós Defensoras e Defensores Públicos”, disse. 

O primeiro dia de evento contou com mesas sobre a “Educação em Direitos Humanos e Democracia” e a sobre as “Diretrizes de Educação em Direitos humanos”. As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos foram estabelecidas pelo Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação em 2012, por meio da Resolução nº 1, de 30 de Maio de 2012.

Já no segundo dia, a Defensora Pública e ex-presidenta da ADPERGS, Juliana Lavigne, iniciou falando sobre o projeto de Educação em Direitos da Associação, iniciado durante sua gestão (2017-2021). “Esse projeto foi criado pela ADPERGS em 2019, com a iniciativa da colega Cristiaine, que trouxe essa proposta de realizarmos a iniciativa, chamando colegas Defensoras e Defensores para participar. A ideia surgiu a partir do momento que percebemos um retrocesso e até mesmo um desconhecimento sobre os Direitos Humanos e pensamos: precisamos falar sobre isso. A partir da premissa que na base da educação nós podemos transformar, desenvolvemos esse projeto”, destacou.

O último dia foi dedicado à experiência e relatos sobre projetos vinculados à educação em direitos humanos. Foram apresentadas as seguintes iniciativas: 

Título: A educação em direitos humanos integrada à formação profissional e tecnológica: reflexões sobre as experiências no IFPR Campus Curitiba
Relatora: Patricia Meyer – Doutora em Educação, na linha de Formação de Professores, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Título: Transversalizar a Educação em Direitos Humanos no ensino superior: experiencia da Univille

Relatora: Fernanda Brandão Lapa – Pós Doutora pela Universitè de Quebéc à Montréal (Canada), Doutora em Educação pela PUC/SP e Mestre em Direito pela UFSC. Professora titular de DH do curso de Direito, coordenadora da Clínica de Direitos Humanos e do Comitê de Educação em Direitos Humanos da Univille.

Título: Experiência da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFSM na promoção da Educação em Direitos Humanos

Relatora: Professora Dra. Giuliana Redin, Universidade Federal de Santa Maria/RS – Pós-doutorado em Psicologia Social pela USP. Doutora em Direito pela PUC-PR.

Título: Meu, seu nosso voto.

Relatora: Karina Pizzini é jornalista, mestra em Comunicação pela UFPR com estudos sobre mobilizações digitais feministas e pós-graduanda em Memória, Direitos Humanos e Resistências pela Flacso.

Título: Os Direitos Humanos nas Ocupações Urbanas da Grande Florianópolis: aprendizados nas lutas 

Relatora: Luzia Maria Cabreira – integrante do MNDH-SC, Advogada, Defensora de Direitos Humanos, Educadora Popular – Florianópolis-SC

Título: Projetos Sementes para Proteção Popular de Defensores/as de Direitos Humanos

Relator: Esio Francisco Salvetti, – Bacharel em Direito e Filosofia. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; Doutor em Filosofia pela Università degli Studi di Padova – Itália, (Bolsista CAPES). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista da CAPES.

Idealizadora do projeto, a Defensora Pública Cristiaine Johann realizou o encerramento do evento, reforçando a importância da Educação em Direitos. “Vivemos um momento de crise ética, econômica, política e social, em que é fundamental reafirmarmos o ideal de construção de uma sociedade justa e fraterna, onde a cultura de Direitos Humanos impere, fortalecendo assim o regime democratico. Para a construção dessa sociedade, a educação em e para os direitos humanos se faz essencial. O Brasil se comprometeu com essa educação através de vários instrumentos de legislação nacional e internacional”, disse.

Para assistir as gravações dos dois dias de evento, basta acessar o canal da ADPERGS no YouTube. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo