Mais conforto, privacidade, acessibilidade e qualidade no atendimento são os atributos que os assistidos de Venâncio Aires vão encontrar na nova sede quando procurarem os serviços da Defensoria Pública no município. O novo espaço foi inaugurado oficialmente na segunda-feira (13/11), e contou com a presença de Defensores Públicos da Administração Superior, servidores, autoridades e convidados.

Com foco no atendimento mais qualificado, o Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, destacou que a inauguração, mais do que um ato solene, é um ato que se reveste em um simbolismo especial de entrega à comunidade. “Conseguimos avançar e estabilizar a Defensoria Pública. Contamos sempre com a parceria da comunidade, muito profícua, de identificar as necessidades. Buscávamos um espaço em Venâncio Aires próximo ao fórum e que atendesse as necessidades de acessibilidade, que oferecesse abrigo das intempéries e que proporcionasse condições dignas aos Defensores, servidores e estagiários para atendimento com qualidade. Além disso, um espaço para realizar, futuramente, palestras, oficinas de parentalidade e mediação”, avaliou Heerdt.

O desenvolvimento e o crescimento da Defensoria Pública foi regastado na fala da Defensora Pública Diretora Regional da Defensoria Pública de Venâncio Aires, Carolina Verçosa Lovato, que evidenciou a atual instalação como marco e avanço para a defesa dos assistidos. “Em 2017, fomos eleitos a instituição mais importante pela população e isso se deve ao papel inclusivo da Defensoria que promove o acesso aos direitos básicos como saúde, moradia, direito do consumidor, das mulheres, direito de defesa, pois não basta a igualdade da lei, mas que essa igualdade esteja disponível a todos, principalmente aos hipossuficientes. A luta pelos direitos é diaria e tenho orgulho de fazer parte dessa instituição, pela grandeza de seus princípios”, ressaltou.

A Presidente da Associação dos Defensores Públicos (ADPERGS), Defensora Pública Juliana Coelho de Lavigne, que descerrou a placa inaugural da nova sede, afirmou a importância institucional da Defensoria Pública no acesso à justiça. “Ampliamos o número de atendimentos, segundo o relatório anual 2017 da Instituição, ao mesmo tempo em que reduzimos o número da judicialização. Isso mostra como a Defensoria está assumindo o papel de educação de diretos, de buscar a solução extrajudicial”, finalizou.

A Defensoria Pública de Venâncio Aires está localizada na Rua Conde D'eu nº 2036, na loja 02, e realiza cerca de 400 atendimentos por mês.

Presenças

Prestigiaram o evento a Procuradora-Geral do Município, Marion Kist, a Juíza-Diretora do Foro, Lísia Dorneles Dal Osto, o Promotor de Justiça Pedro Rui da Fontoura Porto, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Gilberto dos Santos, Prefeito de Boqueirão do Leão, Paulo Ferreira, ex-Prefeito Municipal de Venâncio Aires, Airton Artus, Vereador Sidney Ferreira, Defensora Pública Assessora Institucional Liseane Hartamann, Defensora Pública Assessora Administrativa, Adriana Munhoz de Quadros, primeiro Defensor Público da comarca, Gilberto Seibt, Defensora Pública Tesoureira da ADPERGS, Luciana Gomes de Faria, Delegado Felipe Cano, Presidente da Subseção municipal da OAB, Marcos Joaquim Thiell, e o Diretor-Geral da Defensoria Pública, José Viro Zimmermann.

13 11 2017 venancio aires 1

Texto e imagens: Nicole Carvalho / ASCOM-DPERS

14 de Novembro de 2017