O ADPERGS na Estrada deste mês de março foi até a Região Metropolitana ouvir colegas de São Leopoldo, Canoas e Novo Hamburgo nos dias 21, 22 e 23, respectivamente. Os encontros aconteceram durante a hora do almoço, propiciando, assim, que a presidente, Juliana Lavigne, e a vice, Bárbara Sartori, confraternizassem com os Defensores Públicos que atuam nestes municípios, buscando as necessidades de cada Comarca e solicitando sugestões de ações a serem executadas. 

Na oportunidade, também foi exposto o trabalho que a Associação vem fazendo de avanços na gestão; a importância de os colegas acessarem a Central de Atendimento no site da ADPERGS; novos convênios, entre eles a probabilidade de firmarem com o Sicredi Ajuris, além da migração para o plano corporativo de telefonia celular móvel, o Vivo Smart Corporate, que oferece mais benefícios, inclusive a possibilidade de aquisição de aparelhos modernos e melhores. Ainda foi mencionada a formação de um time de vôlei feminino; o acompanhamento de projetos na Assembleia Legislativa que envolvem a categoria; a realização de um curso de Júri em conjunto com a FESDEP; o jantar de posse do novo Defensor Público-Geral, que está sendo organizado para a noite de 12 de abril, no Country Club, em Porto Alegre; bem como a ideia de realizar na metade deste ano um encontro de Defensores Públicos da Região Sul.  

Em São Leopoldo, os colegas conversaram sobre atendimentos, critérios de promoções, a obrigatoriedade de inscrição na OAB, além de demais assuntos relacionados à categoria. Em Canoas, antes do encontro, a presidente conheceu a atual sede da DPE na Comarca e a estrutura do local. A vice, Bárbara Sartori, falou sobre o projeto da Comissão de Saúde, enfatizando o trabalho com uma psicóloga, visando uma melhor qualidade de vida aos colegas. Ainda, na ocasião, a Defensora Pública Nilza Possebon, elogiou a valorização que a Associação tem dado aos aposentados. 

Já em Novo Hamburgo, as colegas reiteraram a importância da vinda de mais servidores para a Comarca, sugeriram a possibilidade de convênio com a Academia I9, falaram sobre escalonamento e demais questões funcionais. Elas ainda sugeriram possíveis alterações no Estatuto, a retomada do expediente que altera atribuições da Comarca do município, entre outros. Também foi dada a ideia de um curso de gerenciamento de crise, em caso de rebeliões e possíveis acontecimentos do gênero, além de cursos de capacitação com temas que envolvem o trabalho do Defensor Público.

Visitas especiais – A presidente, Juliana Lavigne, e a vice, Bárbara Sartori, visitaram o colega aposentado Adão Schumacher em São Leopoldo. O encontro, cheio de lembranças marcantes da época que trabalhava em Novo Hamburgo, foi emocionante e fraterno. Em Canoas, a visita foi para o aposentado Hugo Renato Chincoli Lagranha, que as recebeu com muita alegria, relembrando, com grande satisfação, fatos de quando estava na ativa e trabalharam juntos.

 

 

 

A ADPERGS estará em São Leopoldo, Canoas, Esteio e Sapucaia, e Novo Hamburgo nesta quarta-feira, 21, quinta, 22, e sexta, 23, para um bate papo com os colegas da região. Com o objetivo de ouvir associadas e associados, bem como aproveitar o momento para confraternizar e aperfeiçoar a gestão, a presidente, Juliana Lavigne, e a vice, Bárbara Sartori, terão a oportunidade de comunicar os novos convênios, além de buscar sugestões que tenham o intuito de beneficiar os Defensores Públicos nas suas respectivas Comarcas.

Dicas de leituras e de assuntos para serem abordados na próxima revistAdpergs, que deverá sair em junho, serão muito bem-vindos. Ideias de propostas para serem realizadas pela Associação também serão solicitadas.

21 de Março de 2018