A Associação dos Defensores Públicos do Estado do RS - ADPERGS - vem manifestar repúdio às manifestações em favor da intervenção militar.
Em que pese todas as dificuldades experimentadas no atual cenário político e econômico do país, não se pode perder de vista que as experiências dos regimes ditatoriais na América Latina - e em especial no Brasil - mostram severas violações dos direitos humanos, com vários casos de crimes de tortura e contra a vida de muitos cidadãos.
Esse regime representa um retrocesso na construção de uma sociedade justa e solidária.
Nossa Constituição Federal foi alicerçada em princípios democráticos e previu os direitos fundamentais no início de seu texto como cláusulas pétreas. Portanto com destaque e visando sua proteção.
A defesa dos direitos humanos passa pela defesa da democracia.
Assim, a ADPERGS reafirma seu compromisso com a continuidade de afirmação do Estado Democrático de Direito e conclama todos os brasileiros a fazerem o mesmo.

05 de Junho

Na manhã de hoje, mais de 70 pessoas foram atendidas pela unidade móvel da Defensoria Pública na Praça da Alfândega. O mutirão de orientações jurídicas e educação em direitos da DPERS com apoio da ADPERGS e do SINDIREGIS faz parte da campanha nacional “Onde existem pessoas, nós enxergamos cidadãos”, que trata da importância da documentação básica.

30 de Maio

Acontece nos dias 8 e 9 de junho, em Gramado - RS, o X Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões. Ao longo desses dois dias, grandes nomes das áreas do direito, serviço social, psicologia, medicina e pedagogia participarão de conferências, workshops e apresentações de trabalhos científicos, com o propósito de debater a prática de temas da atualidade na área do direito de família e das sucessões.

 

24 de Maio

Na tarde desta quinta-feira (17), a presidente e a vice da ADPERGS, Juliana Lavigne e Bárbara Sartori, reuniram-se com a secretária-geral do Sindicato dos Registradores Públicos do RGS, Joana Malheiros, para tratar de uma parceria entre as duas entidades no que diz respeito à retificação de registro civil de transexuais e transgêneros.

18 de Maio

Na tarde do dia 15 de maio, em Salvador - BA, a ex-presidente da ADPERGS e da ANADEP, Patrícia Kettermann Nunes, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Defensorial da DPE/BA, por sua excepcional contribuição para a Instituição Defensoria Pública enquanto no cenário constitucional.

 

16 de Maio

Nos dias 3,4 e 5 de setembro de 2018, acontece o Congresso Internacional de Direito Público dos Direitos Humanos e Políticas de Igualdade, em Jaraguá, no estado do Maceió. Defensores podem inscrever artigos até o dia 15 de junho de 2018, por meio deste endereço. As áreas temáticas abrangem diversidade sexual, família, direitos sociais, moradia, racismo, intolerância religiosa, direito penal, previdência social, juventude e questões geracionais, entre outros assuntos.

15 de Maio

Dia 18 de maio, das 9h às 17h, no Teatro da Unisinos (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 - Boa Vista) ocorre o 19º Encontro Estadual de Defensores Públicos. Entre os convidados, estão os jornalistas Caco Barcellos e Claudio Brito, além da psicóloga Ângela Leggerini de Figueiredo. O evento é promovido pela DPERS, e conta com o apoio da ADPERGS e patrocínio do Sicredi-Ajuris.

 

14 de Maio

Lançada oficialmente em dezembro de 2007, a JUSPREV é uma previdência complementar associativa fechada, voltada para os membros de carreiras jurídicas, estadual e federal, e auditores fiscais da Receita Federal do Brasil. Nesses mais de dez anos de existência, alcançou credibilidade e confiança junto à classe.

 

04 de Maio