ADPERGS e OAB: encontro de dirigentes reafirma importância da relação entre  instituições

A presidente da ADPERGS, Patricia Kettermann, reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (20) com o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia.  Na ocasião, os dois dirigentes reafirmaram a importância das relações entre as instituições. "A Ordem também é a casa dos defensores e de todos os advogados públicos, pelos quais a OAB tem a obrigação de atuar na defesa de suas prerrogativas", disse Lamachia.

21 de Junho
Diretor da OEA falará sobre Direitos Humanos no V Congresso da AIDEF

O diretor do Departamento de Direito Internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA), Dante Negro, é um dos palestrantes com presença confirmada no V Congresso da AIDEF, que acontece entre os dias 15 e 17 de agosto em Fortaleza. Ele falará durante o Painel Central 2, sobre Direitos Humanos, Transparência e Participação. No mesmo painel, também como palestrante, estará Cláudio Nash Rojas, diretor do Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade do Chile. As discussões sobre o tema vão ser coordenadas pelo vice-presidente da ANADEP, Antônio Maffezoli.

20 de Junho

3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul entendeu como ilícitas as provas colhidas em mandado de busca e apreensão executado exclusivamente pela Polícia Militar e manteve a libertação de uma acusada, presa em regime provisório por suposto envolvimento com tráfico de drogas.

18 de Junho
Assembleia Geral da OEA aprova nova resolução sobre a Defensoria Pública proposta pela AIDEF

Durante o 42º período de sessões ordinárias da Assembleia Geral da OEA, reunida nos dias 4 e 5 de junho, na cidade de Cochabamba, na Bolívia, os representantes dos 35 países membros aprovaram por unanimidade a Resolução AG/RES. 2714 (XLII-O/12), sob o tema “Defensoria Pública Oficial como garantia de acesso à justiça para as  pessoas em condições de vulnerabilidade”, cujo projeto foi elaborado pela Associação Interamericana de Defensorias Públicas – AIDEF.

12 de Junho
ANADEP repudia teor do projeto que cria a Defensoria em Santa Catarina

A Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), vem por meio desta manifestar a sua indignação com o teor do anunciado projeto de lei que cria a Defensoria Pública em Santa Catarina, e que foi encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (30.5), segundo as informações divulgadas pela imprensa.

31 de Maio
Adpergs participa da campanha nacional pelos 2% da LRF

A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Adpergs) está engajada na campanha pela ampliação do percentual de recursos da Receita Corrente Líquida dos Estados para a melhoria do atendimento.  Saiba mais

25 de Maio
Curso de Formação em Direitos Humanos tem inscrições até o dia 25

A organização Advogados Sem Fronteiras (ASF-Brasil), com o apoio da Rede Advogados Sem Fronteiras (ASF-Network) e da Clifford Chance Foundation, e em parceira com a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), organizam, pela primeira vez no Brasil, o "Curso de Formação sobre as Ferramentas Jurídicas Nacionais e Internacionais para a Defesa dos Direitos Humanos".

Até o dia 25 de maio, às 18 horas, a ANADEP receberá inscrições para a escolha de cinco defensores públicos que participarão do evento, que acontecerá em Porto Alegre, de 29 de junho a 1º de julho.

23 de Maio